Chácara na Vila Mariana recebia Mário de Andrade e Anita Malfatti

Propriedade demolida em 1961 pertencia ao senador José de Freitas Valle

Na Rua Domingos de Morais, na Vila Mariana, havia um centro pulsante da cultura paulistana no início do século XX: a casa do senador José de Freitas Valle, batizada de Villa Kyrial, palavra que tem origem no grego kyrios (deus). Com músicos executando obras eruditas à porta de entrada, a chácara urbana recebia convidados como o poeta Mário de Andrade, a pintora Anita Malfatti e o compositor Heitor Villa-Lobos.

As atividades eram variadas: atuar, dançar, jogar croquet, provar pratos preparados pelo anfitrião e admirar as pinturas espalhadas pelos cômodos, inclusive no banheiro. Durante seu auge, entre 1904 e 1924, os encontros ocorriam até cinco vezes por semana. Freitas Valle morreu em 1958 e dois anos depois a propriedade foi vendida. Em 1961 estava demolida.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s