Cervejas especiais ganham lojas e feiras temáticas

Bebida tem eventos como a Bierfest, até domingo (31), das 10 às 22 horas, no Pão de Açúcar Real Parque

Nos botecos da cidade, as cervejas claras de 600 mililitros dispostas em baldes de gelo são quase unanimidade. De uns tempos para cá, porém, começaram a surgir bares com cardápio de cervejas premium — servidas em copos específicos e temperaturas variadas. É o caso do Melograno, na Vila Madalena. Sua extensa carta de mais de 160 garrafas foi premiada nas duas últimas edições “Comer & Beber” de VEJA SÃO PAULO.

“Quando abrimos, em 2008, as pessoas procuravam rótulos mais simples”, diz o proprietário Eduardo Passarelli. “Hoje, multiplicamos por dois nossas vendas, principalmente nas categorias especiais.” A novidade agora é que o paulistano pode contar com a bebida em lojas e feiras especializadas.

Até domingo (31), das 10 às 22 horas, o Pão de Açúcar Real Parque organiza a primeira edição da Bierfest. Em doze estandes, montados num espaço de 216 metros quadrados, são oferecidos mais de noventa rótulos com desconto. “Começamos a introduzir esses produtos diferenciados nas lojas AAA”, diz Fabio Rodrigues, gerente comercial da marca. “A procura cresceu e difundimos o serviço para a maioria das unidades.”

Na rede de quiosques Mr. Beer Cervejas Especiais, a expansão também se deu a largos goles. Em agosto do ano passado, foi inaugurada a primeira unidade, no Shopping Ibirapuera. Hoje são cinco lojas só na capital e outras cinco espalhadas pelo estado. “Vendemos até 35 000 garrafas por mês, além de acessórios e copos”, afirma o sócio-administrador Rodolfo Alves. Entusiasta do mundo etílico, Alves pretende ingressar em novembro na primeira turma do curso de formação de sommeliers de cerveja do Senac, ministrado pela mestre-cervejeira Cilene Saorin, entre outros professores.

Quando foi inaugurado, em 2008, o Empório Alto dos Pinheiros oferecia trinta rótulos de cerveja. Esse número ultrapassa a casa dos 300 atualmente. “Combino com os clientes em avisar no nosso site assim que os produtos chegam”, diz o proprietário Paulo Almeida. Apesar de dispor de salão próprio com algumas mesas, a Belgian Beer Paradise, em Moema, tem como ponto forte as vendas para consumo doméstico. À frente do negócio está o belga Xavier Depuydt, responsável por selecionar rótulos vindos principalmente de seu país natal.

Dentre os endereços mais antigos do gênero está o Laus Beer, em funcionamento desde 2001 na Chácara Santo Antônio. “No início, era difícil encontrar importadoras que trouxessem as mercadorias regularmente”, lembra o proprietário Eder Laus. Passados nove anos, a situação mudou. Mais de 100 rótulos estão disponíveis o ano todo na casa e, em março, foi instalado um quiosque da marca no Shopping Market Place.

“O mercado ainda está engatinhando, mas a procura cresceu demais”, afirma Laus. Nos dois endereços, a opção mais cara é a belga Deus, de 199,90 reais. Vedada por uma rolha, ela se caracteriza pelo método de produção champenoise. “Cervejeiros de primeira viagem costumam se assustar com o preço”, diz Laus. “Mas, ao provarem, logo sentem a diferença daquela latinha de 99 centavos do mercado.”

Belgian Beer Paradise. Avenida Ibijaú, 196, Moema, Tels. 11 3596-7150/90.

Bierfest. Avenida Major Silvio de Magalhães Padilha, 13000 (Pão de Açúcar Real Parque), Real Parque, Tel. 11 3758-7509.

Casa da Cerveja. Rua Lisboa, 502, Pinheiros, Tel. 11 2538-5138.

Empório Alto dos Pinheiros. Rua Vupabuçu, 305, Pinheiros, Tel. 11 3031-4328.

Laus Beer. Rua Fernandes Moreira, 384, Chácara Santo Antônio, Tel. 11 3567-0569; Shopping Market Place, Tel. 11 5181-2864.

Mr. Beer Cervejas Especiais. Shopping Ibirapuera, Tel. 11 5093-3978; Shopping Eldorado, Tel. 11 7825-2877. Mais três endereços.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s