Os profissionais e os lugares mais cobiçados pelos noivos da cidade

Quem são e quanto cobram os experts que formam o 'time dos sonhos' quando o assunto é caprichar na organização e na realização dos casamentos de luxo em São Paulo

Em 2015, pelo menos 134 000 casais vão trocar olhares apaixonados e dizer “sim” na Grande São Paulo (no Brasil todo, essa cena se repetirá mais de 1 milhão de vezes). Do simples bolinho a celebrações milionárias, o mercado do altar deve movimentar 890 milhões de reais em 2015 na capital, um crescimento, apesar da atual crise econômica, de 6% sobre 2014. Todos os números vêm de uma pesquisa inédita feita pela Associação Brasileira de Eventos Sociais (Abrafesta) e pelo Instituto Data Popular. O mesmo estudo mostra que 46% dos moradores da capital com mais de 18 anos tiveram, um dia, sua festa matrimonial (em alguns casos, mais de uma…), a maior proporção entre as regiões metropolitanas de Norte a Sul.

+ Saiba tudo sobre casamentos

Diante desse cenário, é natural que tenham surgido por aqui os mais importantes profissionais de bodas do Brasil. Além de brilharem no território principal de negócios, eles são solicitados muitas vezes por clientes de fora. Até no enlace com o número recorde de celebridades – o da cantora Preta Gil e do personal trainer Rodrigo Godoy, no Rio de Janeiro, há quase duas semanas – os fornecedores eram praticamente todos “importados”. Boa parte deles (maquiador, boleiro, serviço de bar…) está na lista a seguir, de pessoas e lugaresque têm superado a vasta concorrência, firmando-se no posto decampeão de seu respectivo segmento, em uma disputa tão ferrenha quanto a briga das convidadas pelo buquê da noiva.

Secar, brilhar e arrasar

Sandro Barros era prestigiado como o estilista de noivas da Daslu, em 2006, quando viu seu nome se tornar o mais sonoro do ramo: em meio à profusão de modelos tomara que caia, fez surgir uma Luciana Gimenez de mangas longas (inspiração: a princesa Grace Kelly) no enlace com Marcelo de Carvalho, sócio da RedeTV! e patrão da apresentadora. Em março deste ano, os holofotes vieram por causa da peça com cauda de 12 metros da publicitária Sofia Derani.

Passando por nomes da sociedade como Camila Bauducco e Lala Rudge (cobra de 24 000 a 99 000 reais, nunca seis dígitos), ele entrega duas ou três peças por fim de semana. “Peço à minha mãe que acenda uma vela antes de cada cerimônia.” Reza nenhuma, porém, dá jeito na obsessão feminina de enxugar para a data: “Aviso que, se aparecer a saboneteira do ombro, é porque está magra. Mas elas não escutam e seguem na dieta.”

› Rua Henrique Martins, 507, Jardim Europa, ☎ 3887-5501

+ Dez dicas para caber no vestido de noiva em três meses

O personal do batom

Do café da manhã ao altar, Junior Mendes (na foto, com a modelo Nicoli Furst) passa o dia inteiro focado na beleza da noiva. “Viro maquiador exclusivo”,descreve-se o profissional, que, em dez anos no mercado, se cacifou com um cachê de até 16 000 reais. A agenda é lotada às sextas e aos sábados, com dez noivas por mês. Ele usa produtos importados e à prova d’água. “Não podem faltar cílios postiços e um lindo batom nude. Nada de vermelhos ou cores da moda.”

› Atendimento: ☎ 3624-6579

+ Saiba mais sobre beleza

Vale tudo no show – se o cachê é bom

Em 2012, Tiago Abravanel despontava como protagonista do musical Tim Maia – Vale Tudo quando foi surpreendido pelo convite de uma fã do “síndico”. Ela queria o vozeirão do ator entoando sucessos como Eu Amo Você no dia mais feliz de sua vida. Tiago disse “sim” a esta e à enxurrada de propostas que vieram a seguir. Hoje, são cinco bodas por mês, com ganhos de 50 000 a 100 000 reais. “Canto até Xuxa”, promete.

Fazer show em casamento entoando hits alheios não é mais, portanto, coisa de amador. Preta Gil e Latino também estão no segmento, com rendimento semelhante, assim como o ex-dominó Afonso Nigro (20 000 reais). Na categoria “sonho de consumo”, Ivete Sangalo é rainha: 500 000 reais. Coisa para o casal Joesley Batista, da Friboi, e Ticiana Villas Boas, que a contratou em 2012.

› Atendimento: ☎ 3105-9962

Em expansão

materia-casamentos-ricardoalmeida

materia-casamentos-ricardoalmeida

“Nunca vi um noivo tenso. Eles são mais tranquilos que elas”, observa o estilista Ricardo Almeida, referência em moda masculina desde a década de 90. No ano passado, ele começou a construir uma nova fábrica, na região da Luz, e está envolvido no plano de expansão da marca, que deverá ter dezesseis lojas no país até o fim do ano. Assim, a agenda está cada vez mais concorrida: atende pessoalmente uma média de dez noivos por mês, menos da metade do que nos últimos anos. O terno custa a partir de 10 000 reais, se o atendimento for feito por ele, e de 4 000, se feito por alguém da equipe de oitenta vendedores.

+ Os locais mais requisitados pelos noivos na hora do sim

Roda, roda mas não cai

materia-casamentos-helpbar

materia-casamentos-helpbar

Não beijarás as convidadas; não passarás teu WhatsApp às assanhadas; não beberás o que servires. São alguns dos mandamentos bem conhecidos dos garçons bonitões, bartenders malabaristas e garotas vestidas como pin-ups (ao lado, a saia na qual oferecem taças de champanhe) do Help!Bar. São quinze casamentos mensais na capital, com preços entre 6 500 e 80 000 reais.

A fama veio em 2005, após a empresa ser contratada para o festão dos bilionários Athina Onassis e Doda Miranda. Atualmente, estão em alta os preparados com gim e vodcas especiais. “Caipirinha está fora de moda”, assegura Herbie Ramos (no centro da foto, com o sócio Mauro Carvalho).

› Rua Jorge Rizzo, 115, Pinheiros, ☎ 3032-4450

Volta ao mundo pelas luzes

materia-casamentos-Muzik-Projecao

materia-casamentos-Muzik-Projecao

Que tal se casar no aquário de Dubai ou em Marrocos (como na imagem acima)? Esse é o mote da projeção mapeada, tecnologia utilizada no quadro Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão, a fim de criar cenários virtuais realistas nas paredes. “É a última moda”, anuncia Sandro Andalaft, da Muzik Produções, a mais citada como top do ramo (pacote com efeitos de luz, som e efeitos especiais: 300 000 reais).

Não se trata de algo para usar sem restrições. “Trazer coisas diferentes é bom, mas o exagero estraga tudo”, ensina José Antonio de Castro Bernardes, decorador número 1 da cidade (ornamentou a união dos médicos Roberto Kalil Filho e Claudia Cozer, neste mês). “Tem gente que insiste em fazer tudo dourado ou rústico demais. Não dá. Explico que gosto pessoal é uma coisa, mas é preciso agradar aos convidados.” Palavra de quem cobra até 60 000 reais por trabalho.

› Muzik Produções. Rua Quintanduba, 73, Butantã, ☎ 3031-2309

› Castro Bernardes. Rua Sampaio Vidal, 968, Jardim Paulistano, ☎ 3083-0081

A melhor dos ramos

aparecida011

aparecida011

Aparecida Helena Forster Aquino Leme, de 70 anos, começou a trabalhar como florista em 1987, para driblar a “síndrome do ninho vazio”, depois que o caçula de seus quatro filhos se casou. O título de “rainha dos buquês” veio logo no início. Ela fazia a decoração de um casamento em um sítio e a noiva teve um chilique devido aos ramos que empunharia. Aparecida foi ao jardim e elaborou uma nova opção.

“Não aparecia a mão da moça, e nada de botões vermelhos, roxos e amarelos”, orgulha-se. A fama se espalhou. Hoje, prepara aproximadamente quinze arranjos por mês. Cada um sai em média por 1 500 reais e leva cinco horas para ficar pronto. Vem com bênção, que ela faz em direção às pétalas. “Rezo para aquelas flores levarem felicidade ao casal.”

› Atendimento: ☎ 3078-6204

+ As músicas e o destino de lua de mel mais pedidos pelos noivos

Na noite de núpcias, mesmo que…

materia-casamentos-nupcias

materia-casamentos-nupcias

A piada entre as cerimonialistas é que as festas atuais têm tantos atrativos que na noite de núpcias acontece tudo, menos sexo, pois o casal está exausto. Ainda assim, para muitos vale a pena gastar 24 000 reais no bride day da suíte presidencial do hotel Unique, a mais desejada pelos pares abastados. Antes da noite especial, a noiva usa o local para se aprontar com até trinta amigas. Tem à disposição cardápio do chef Emmanuel Bassoleil e um bar Veuve Clicquot. Presentinhos para os recém casados: roupões, nécessaires da Bulgari e chinelos personalizados.

› Avenida Brigadeiro Luis Antônio, 4700, Jardim Paulista, ☎ 3055-4710

Mas justo no casamento da casamenteira…

constance2

constance2

Responsável por uma página na internet com dicas e tendências para organizar casamentos, Constance Zahn tem 228 000 curtidas no Facebook. Filha da estilista Wanda Borges, também dá palestras a 20 000 reais. O próprio matrimônio, em 2013, na Itália, teve imprevistos. Pensado para acontecer ao ar livre, precisou ser abrigado às pressas em uma capela devido à chuva. “Não foi como eu planejava, mas estava muito feliz.”

Padrão Hollywood

credidio011

credidio011

Há 21 anos no ramo, Vinicius Credidio conquistou o mercado como um dos primeiros a usar técnicas de cinema e videojornalismo, quebrando a monotonia das velhas fitas formais a que nem os padrinhos aguentavam assistir. Para que não se perca nenhum lance, o salão vira um set de filmagem com três cinegrafistas, grua e até drone para imagens aéreas (o pacote mais simples: 15 000 reais).

Pela proximidade com a família durante o trabalho, Credidio muitas vezes se alterna no papel de produtor, psicólogo e confidente. “Já se tornou comum eu ter de acalmar o pai da noiva, que costuma ser a pessoa mais nervosa da festa.” Ele faz 170 casamentos por ano na capital, e é preciso reservar uma data com pelo menos oito meses de antecedência.

› Rua Jandiatuba, 630, cj. 604, Panamby, ☎ 5542-1149

Cenário raro, fotógrafa idem

materia-casamentos-cenario-fotografa

materia-casamentos-cenario-fotografa

Entre tantos lugares sofisticados da cidade para abrigar bodas, o mais disputado (e caro) fica no centro: a Sala São Paulo. Custa entre 60 000 e 90 000 reais pela noite, mais a dificuldade de conseguir um lugar na agenda. Como o local tem intensa atividade de concertos e outros eventos, em média, apenas doze datas são disponibilizadas por ano. Já fizeram seus votos ali nomes como Raphael Klein, da família das Casas Bahia, e a cantora Wanessa Camargo.

Alguns outros enlaces (como o da foto abaixo) foram clicados por Fernanda Scott — outra figurinha difícil do ramo. Mais bem cotada (cobra de 18 000 a 25 000 reais pelo serviço), ela se dá ao luxo de fazer só dois trabalhos por mês. “É mais caro do que o padrão, mas as pessoas de bom gosto entendem que vale.”

Sala São Paulo, Praça JúlioPrestes, 16, ☎ 3367-9500

Fernanda Scott, atendimento: ☎ 3812-7034

+ O cake boss dos casamentos

Mãos à obra

As empresas de organização de eventos são as responsáveis por colocar a festa de pé. “Somos contratadas para transformar sonhos em realidade, não importa quanto vai custar”, conta Gizella Luglio, uma das sócias da Boutique de Três. Ao lado de Edda Ugolini e Elisa Tavares, ela atua no mercado casamenteiro desde 2008. Por 50 000 reais, a companhia personaliza e cuida de três casamentos de luxo por mês.

Entre os famosos, a união da cantora Preta Gil e do personal trainer Rodrigo Godoy, agora em maio. Outra empresa top é a Babi Leite Eventos, formada pela própria e pela sócia Heloísa Juliato. “Só faço eventos com os melhores fornecedores”, garante Babi. Os honorários são a partir de 30 000 reais. A Festività (35 000 reais), muito solicitada em cerimônias judaicas, completa o trio das mais citadas no ramo como as principais dessa área.

Babi Leite Eventos. Avenida 9 de Julho, 5345, 4º andar, Itaim, ☎ 3071-0809

Boutique de Três. Rua Helena, 280, cj. 405, Vila Olímpia, ☎ 3525-7570

Festività. Rua Fernão Dias, 238, Pinheiros, ☎ 3045-7485

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s