Casa do Porto é especializada em vinhos chilenos e franceses

São muitas opções de rótulos para harmonizar com os pratos de Thaina Schwan

Muita gente cruza as portas da Casa do Porto na expectativa de encontrar as prateleiras forradas de rótulos portugueses. Não é nada isso. A importadora é especializada em vinhos do Chile e da França e tem esse nome porque a sede fica em Vitória (ES), uma cidade portuária. O bistrô, aos fundos da loja, acomoda casais ou grupos de amigos a fim de harmonizar tintos e brancos com os pratos de acento franco-italiano bem executados pela chef capixaba Thaina Schwan.

Comece pelo aligot (26 reais). Ao adaptar a receita típica da França, Thaina incorpora ao purê de batata, trufado, uma mistura de queijos de cabra e emmenthal. Já a salada de folhas, figo e queijo azul Saint Agur, é regada por molho de vinho do Porto.

Nessa etapa, faz bom papel o agradável chardonnay chileno Baron Philippe de Rothschild, disponível em taça no dia da visita (a garrafa custa 44 reais). Entre os pratos principais figuram massas, risotos, pescados e carnes vermelhas. Duas sugestões: o penne com molho de queijo prima donna coberto por fatias superfinas de presunto cru (38 reais) e a tagliata de mignon – fatias grelhadas de filé, ao molho de vinho, bacon, cogumelo paris e cebolinha caramelizada. Na escolta, risoto de trufas brancas. Custa 57 reais. Atenção: no cardápio, há cerca de quarenta sugestões de rótulos para harmonização. Cerca de metade tem preços que batem nos três dígitos. Para não azedar o orçamento, vale desviar os olhos para as prateleiras e recorrer aos funcionários, que ajudam a escolher algo da loja, ajustado ao paladar e ao bolso. Exemplo: o merlot Carpe Diem a 54 reais. Há opções em taça, que mudam todos os dias. Os preços variam de 12 reais (brancos) a 15 reais (tintos). Espumante ou champanhe, só em garrafa.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s