Carro esportivo projetado para o mercado brasileiro completa 40 anos

SP2, da Volkswagen, vendeu 10.193 unidades entre 1972 e 1976

Há quarenta anos, surgiu na antiga fábrica da Vemag, na Vila Prudente, um dos primeiros carros esportivos projetados para o mercado brasileiro. O SP2 (o nome homenageia São Paulo), da Volkswagen, chegou às lojas em junho de 1972 e ficou em linha até fevereiro de 1976.

+ Frota de carros abandonados cresce na cidade

As 10.193 unidades nasceram sobre a plataforma da Variant e a velocidade máxima do motor 1.7 era de 155 quilômetros por hora. No interior, câmbio de jacarandá-da-baía, bancos de couro e luz na porta do carona para leitura de mapas — luxo para uma época em que GPS era coisa de ficção científica.

Boa parte dos cerca de vinte desenhos que deram origem ao automóvel foi produzida apenas com lápis preto. “Naquele tempo não podíamos importar material, trabalhávamos com o que existia nas papelarias”, lembra o projetista Márcio Piancastelli, que voltou à prancheta recentemente para imaginar como seria o SP2 hoje.

 

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s