Câmara de Itu é invadida em ato contra falta de água

Região enfrenta racionamento há quase oito meses. Moradores foram cobrar os vereadores da cidade

Mais de 1 000 manifestantes saíram às ruas de Itu, na região de Sorocaba, nesta segunda-feira (22), em protesto contra a falta de água. A cidade enfrenta um racionamento drástico há quase oito meses. A confusão teve início quando um grupo de cinquenta pessoas invadiu a Câmara Municipal para cobrar os vereadores.

+ Sistema Cantareira registra a pior marca de sua história

A tropa de choque da Polícia Militar tentou entrar no prédio para retirar os manifestantes. No conflito, a PM utilizou bombas de efeito moral e disparou balas de borracha a fim de dispersar a multidão. Não há informações sobre feridos até o momento.

Revoltados, os manifestantes gritavam palavras de ordem, alguns usavam nariz de palhaço. Com faixas e cartazes, os manifestantes caminharam pelo centro e se dirigiram à Câmara. Durante o ato, eles atiraram ovos e pedras contra o prédio. Um dos ovos atingiu o presidente da Câmara, Marco Aurélio Bastos (PSD), da base de apoio ao prefeito Antonio Tuíze, do mesmo partido.

Os principais reservatórios que abastecem a cidade estão quase secos e, na semana passada, o racionamento foi ampliado – em muitos bairros a água só chega uma vez por semana. O ato foi convocado pelas redes sociais. 

Uma comissão de vereadores se reuniu com os manifestantes e concordou com a exigência de enviar ao prefeito pedido de decretação de estado de calamidade pública. A prefeitura informou em nota que o sistema de abastecimento em Itu é feito através de concessão e que, por isso, o decreto de calamidade não traria benefícios ao município.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s