Botero ganha mostra no Mube

Exposição retrata os horrores vividos ao longo da história colombiana

A partir desta sexta (25), o artista colombiano Fernando Botero ganha exposição no Museu Brasileiro da Escultura (Mube). A mostra “Dores da Colômbia”, que já passou por São Paulo em 2007, reúne 67 obras vindas do Museu Nacional da Colômbia, em Bogotá.

As obras revelam o sofrimento do povo colombiano ao longo de sua sangrenta história, marcada por conflitos entre grupos guerrilheiros e paramilitares do país. Em imagens dramáticas retratadas com cores vibrantes, o artista reflete também sua angústia em relação à própria condição humana.

+ Maria Alice Vergueiro fala sobre “As Três Velhas”

+ Ópera para jovens

Não poderiam faltar as formas arredondadas e os modelos “gordinhos”, marca principal da obra do artista. No entanto, Renata Junqueira, diretoria de Relações Internacionais do Mube, afirma que “não se trata de uma gordinha simpática, são imagens fortes”. A diretora ressalta ainda o impacto das obras ao vivo, muito maior do que vendo as imagens impressas. “Quem vê não sai ileso”.

Com curadoria do próprio Museu Nacional da Colômbia, a exposição tem previsão de passar também por Porto Alegre e Belo Horizonte, em 2012.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s