Continua após publicidade

Jair Bolsonaro terá de pagar 150 000 reais por declarações homofóbicas

Deputado federal pelo PP-RJ foi condenado por falas durante entrevista ao programa <em>CQC</em> em 2011

Por Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 12h36 - Publicado em 14 abr 2015, 10h13

Deputado federal pelo PP-RJ, Jair Bolsonaro foi condenado pela Justiça do Rio a pagar 150 000 reais pelas declarações homofóbicas concedidas em entrevista ao programa CQC, da Band. A juíza Luciana Santos Teixeira, da 6ª Vara Cível do Fórum de Madureira, determinou que o valor seja pago ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, criado pelo Ministério da Justiça. Na noite de segunda-feira, o deputado disse que vai recorrer da decisão. A emissora não foi implicada na ação.

+ “Ele sabia que sentaria ao meu lado”, diz Jean Wyllys sobre Bolsonaro

Em sua sentença, a juíza afirmou que a liberdade de expressão deve ser exercida em observação à proteção e à dignidade do cidadão. “Nosso Código Civil expressamente consagra a figura do abuso do direito como ilícito civil (art. 187 do Código Civil), sendo esta claramente a hipótese dos autos. O réu praticou ilícito civil em cristalino abuso ao seu direito de liberdade de expressão.”

Conhecido por suas posições contra os homossexuais, foi a primeira vez que o parlamentar acabou punido pela Justiça devido a declarações homofóbicas. Sua entrevista foi ao ar no dia 28 de março de 2011.

Continua após a publicidade

+ Jô Soares repreende rapaz da plateia que gritou ‘Viva Bolsonaro’

No programa, ele disse que não “corria o risco” de ter filhos gays porque “tiveram boa educação”. Ainda na atração, ele polemizou com Preta Gil. A cantora perguntou se ele gostaria que seu filho se apaixonasse por uma negra. O deputado afirmou que “não discutiria promiscuidade” com ela e “que não correria esse risco”. Em sua defesa, Bolsonaro afirmou que não havia entendido a pergunta e que foi mal interpretado.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.