Continua após publicidade

Boato sobre morte de Youssef mobiliza internet

Mensagem que circula em grupos de Whatsapp mostra suposta foto do doleiro internado em Curitiba. Filha declarou ao jornal 'Folha de S.Paulo' que ele está bem

Por Veja São Paulo
Atualizado em 1 jun 2017, 17h12 - Publicado em 26 out 2014, 12h28

A hospitalização do doleiro Alberto Youssef, alvo da Operação Lava-Jato, na tarde de sábado (25), detonou uma série de boatos nas redes sociais e em mensagens de Whatsapp.

Antes na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, ele está internado no hospital Santa Cruz, para onde foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A foto abaixo circula em grupos com grande participação de médicos no Whatsapp e teria sido feita no Santa Cruz – seu autor não é citado e não há confirmação de que seja ele mesmo na imagem, apesar das características corresponderem a seu visual hoje (“cabelo raspado”, “bem mais magro”, “rosto pálido”, segundo reportagem de VEJA).

 

A Polícia Federal diz que ele foi transferido para um quarto e está sob cuidados, tomando medicamentos. A nota oficial informa: “A Polícia Federal informa que Alberto Youssef foi hospitalizado hoje, 25.10, no início da tarde, devido a uma forte queda de pressão arterial causada por uso de medicação no tratamento de doença cardíaca crônica. Esta é a terceira vez que ocorre atendimento médico de urgência após a sua prisão. São infundadas as informações de possível envenenamento.Alberto Youssef permanecerá hospitalizado para a adequação da medicação e retornará à carceragem da Polícia Federal na Superintendência em Curitiba, após o seu pleno restabelecimento”. Ele deve concluir 48 horas de internação e sua transferência para carceragem em Brasília continua agendada para quarta-feira (29).

A boataria motivou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, se pronunciar. “Os boatos que estão ocorrendo no Brasil nas últimas horas são inaceitáveis. São deploráveis e visam disseminar informações errôneas.” 

Continua após a publicidade

Procurado pela reportagem, o advogado de Alberto Youssef não foi encontrado. Ao site do jornal Folha de S.Paulo, Kemelly Caroline Fujiwara Youssef, filha do doleiro, declarou na tarde deste domingo (26):  “Está tudo certo. Ele está bem, não morreu”.

Nos tuítes sobre esses rumores, tem sido veiculada uma nota oficial da campanha de Aécio Neves que cobrou neste sábado (25) explicações sobre a saúde do doleiro, que ganhou destaque no noticiário nos últimos dias após reportagem de VEJA revelar detalhes de um depoimento seu, no qual afirma que o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff sabiam do esquema de corrupção na Petrobras. Confira a nota abaixo:

youssefcoligacaomudabrasil
youssefcoligacaomudabrasil ()

Alguns comentários sobre a boataria:

Continua após a publicidade
youssefluizatome
youssefluizatome ()
youssefjuliocasares
youssefjuliocasares ()
youssefsergiok
youssefsergiok ()
youssefgominho
youssefgominho ()
Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.