Baleia é encontrada morta no litoral de São Paulo

O acontecimento movimentou a praia do Gaivota, em Itanhaém, onde moradores se reuniram para ver o animal de perto

Os moradores da cidade de Itanhaém, no litoral de São Paulo, foram surpreendidos na manhã deste sábado (6) ao encontrarem uma baleia morta encalhada na praia do Gaivota. Apesar do tamanho, o mamífero era apenas um filhote, representante da espécie Jubarte.

+ Peruíbe, Mongaguá e Itanhaém são parecidas, mas não idênticas

+ Após polêmicas, filhote de baleia orca nasce no SeaWorld

O animal já amanheceu preso no local e, às 7h, um grupo de pessoas se aglomerou na praia para observá-lo de perto. Segundo a dona de casa Alessandra Leal, de 39 anos, o cheiro forte estava insuportável, o que dificultava a aproximação. Entretanto, ela afirma que foi possível ver alguns detalhes do corpo da baleia. O que mais lhe impressionou foram os olhos: “Parecia que ela estava chorando”.

 

O cheiro é explicado em razão do avançado estado de decomposição em que se encontrava o filhote. Alessandra conta que as listras pretas davam a impressão de estarem borbulhando. “Era como se estivesse cozinhando no sol”, descreve a moradora.

+ Baleia suspende caiaque onde estavam pai e filha; assista ao vídeo

Os habitantes de Itanhaém já especularam diversas razões que podem ter levado a baleia até a praia. A mais considerada  é a de que a mãe teria mandado o filhote para a superfície a fim de pegar um pouco de ar.  

Uma retroescavadeira da prefeitura foi enviada até a praia para retirar o animal. Por causa do peso excessivo, foi necessário cortar o animal em pedaços. Em seguida, ele foi enterrado na areia.

A espécie Jubarte alcança em média de quinze a dezesseis metros, no caso dos machos, e de dezesseis a dezessete metros no caso das fêmeas. O peso médio é de aproximadamente 40 toneladas.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s