Continua após publicidade

Fernando Haddad desiste de aumento do IPTU

Após recusa de Joaquim Barbosa, prefeito volta atrás e reajuste será apenas do valor da inflação

Por Redação VEJASAOPAULO.COM
Atualizado em 5 dez 2016, 15h21 - Publicado em 20 dez 2013, 17h12

O prefeito Fernando Haddad (PT) voltou atrás na decisão de aumentar em até 35% o valor do IPTU. O anúncio foi feito após a administração municipal sofrer nova derrota na batalha judicial para conseguir efetivar o reajuste já aprovado na Câmara. Desta vez, a resposta veio do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa.

Haddad afirmou que os moradores não receberão dois boletos do imposto no ano que vem, quando o reajuste será com base apenas na inflação, de 5%. O prefeito disse ainda que a não arrecadação de 800 milhões de reais previstos para os cofres da cidade devem acarretar em menos investimentos.

+ Câmara aprova orçamento de 2014 em segunda votação

Em sua decisão, Barbosa disse que o assunto exigia cautela. Além disso, o ministro acredita que a restituição seria demorada e custosa, caso liberasse agora e depois o TJ considerasse o ilegal o aumento.

Continua após a publicidade

“Observo também que a questão está sendo examinada pelo TJ-SP, sem prognóstico de que haverá demora excessiva na apreciação do mérito, ao menos neste momento. Portanto, faz sentido reforçar a confiança na capacidade e no comprometimento do Tribunal de Justiça para dar célere desate ao processo, enquanto não sobrevier indicação de que haverá atraso”, argumentou Barbosa. 

“Trata-se de matéria cujo exame exige densidade e, portanto, não pode pender em favor de qualquer parte ou interessado no juízo próprio da suspensão de liminar. Ante o exposto, sem prejuízo de exame aprofundado dos argumentos de fundo no momento oportuno, ou se houver mudança no quadro fático-jurídico que recomende dar-se latitude à jurisdição do TJ-SP, nego seguimento aos pedidos de suspensão de liminar.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.