As transformações dos astros de “Os Mercenários 2”

Stallone, Schwarzenegger e Van Damme estão no elenco da fita de ação, que estreia nesta sexta (31)

No filme “Os Mercenários”, de 2010, um time de veteranos dos anos 80 voltou às telas em um mutirão contra o declínio de popularidade. E não é que eles venceram a batalha? Comandado por Sylvester Stallone – além de atuar, ele dirige o filme -, o projeto arrecadou 274 milhões de dólares em todo o mundo e reanimou a carreira de ex-heróis do cinema de ação.

+ Os melhores filmes em cartaz; salas e horários

+ Confira as estreias da semana

Nesta sexta (31), os ídolos de “fitas de pancadaria” enfrentam mais um round: Os Mercenários 2” reúne, além de Stallone, os incansáveis Jean-Claude Van Damme, Chuck Norris, Dolph Lundgren, Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger. Eles contracenam com os mais novinhos Jason Statham (44 anos), Jet Li (49), Liam Hemsworth (22) e o lutador Randy Couture (49).

+ Galeria: conheça dez atores premiados com o César

+ Veja as novidades do blog Pop! Pop! Pop!

Na trama, quase singela, os brutamontes tramam vingança contra o rival Jean Vilain (Van Damme), que assassinou um dos mercenários. Para os fãs de “Rambo” e “Duro de Matar”, mais importante do que o enredo é reencontrar, na ficção, atores que respondiam por alguns dos maiores sucessos de bilheteria das décadas de 80 e 90.

A seguir, os cinco filmes mais marcantes de cada ator e as transformações sofridas por eles em um período de 25 anos. Apesar da inevitável decadência, nem tudo mudou para pior: a geração de Stallone, que hoje ri de si mesma, não abandonou o ringue. Confira:

Sylvester Stallone, 66 anos

Em 1987: Indicado ao Oscar de melhor ator e roteiro por “Rocky, um Lutador” (1976), manteve-se em alta no decorrer dos anos 80. Estava no auge quando lançou “Falcão – O Campeão dos Campeões”, um ano depois do violentíssimo “Stallone Cobra”.

Em 2002: O sucesso de “Os Mercenários”, que ele escreveu e dirigiu, deu sobrevida à carreira de Stallone, que tem projeto agendado com Schwarzenegger (o thriller “The Tomb”) e quer fazer um novo episódio da saga de Rambo.

Cinco filmes: “Rocky, um Lutador” (1976), “Rambo – Programado para Matar” (1982), “Falcão – O Campeão dos Campeões” (1987), “Risco Total” (1993), “Cop Land” (1997)

Dolph Lundgren em "Mestres do Universo" e em "Os Mercenários 2"

Dolph Lundgren em "Mestres do Universo" e em "Os Mercenários 2"

Dolph Lundgren, 54 anos

Em 1987: O sueco se tornou conhecido ao interpretar o personagem principal na adaptação do desenho He-Man, “Mestres do Universo”. Dois anos antes, encarnou um vilão bruto e mecânico em “Rocky IV”.

Em 2002: A participação em “Os Mercenários” tirou o astro de um período repleto de projetos de pouca visibilidade, iniciado nos anos 90. Tem três filmes em pós-produção e, em novembro, lança mais um episódio da cinessérie “Soldado Universal”, com Van Damme.

Cinco filmes: “Rocky IV” (1985), “Mestres do Universo” (1987), “Massacre no Bairro Japonês” (1991), “Soldado Universal” (1992), “Johnny Mnemonic – O Cyborg do Futuro” (1995)

Chuck Norris em "Comando Delta" e em "Os Mercenários 2"

Chuck Norris em "Comando Delta" e em "Os Mercenários 2"

Chuck Norris, 72 anos

Em 1987: Em um de seus primeiros longas, “O Voo do Dragão” (1972), atou com Bruce Lee. Mas só ficou famoso nos anos 80, com o truculento James Braddock. Em 1986, lançou “Comando Delta”. Na década seguinte, começou a ganhar certo status “cult” em fitas pouco memoráveis como “Sidekicks”, em que já sente o peso da idade.

Em 2002: Depois de uma temporada de participações em filmes televisivos e pequenas produções, Norris retorna para valer em “Os Mercenários 2”. Em 2013, estrela “The Novice” e retoma o personagem Braddock no quarto episódio da série.

Cinco filmes: “O Voo do Dragão” (1972), “McQuade – O Lobo Solitário” (1983), “Braddock – O Super Comando” (1984), “Comando Delta” (1986), “Hitman – Disfarce Perigoso” (1991).

Jean Claude Van-Damme em "Retroceder Nunca, Render-se Jamais" e em "Os Mercenários 2"

Jean Claude Van-Damme em "Retroceder Nunca, Render-se Jamais" e em "Os Mercenários 2"

Jean-Claude Van Damme, 51 anos

Em 1987: O belga estava ainda no começo da carreira, mas já conquistava fãs nas fitas de luta “Retroceder Nunca, Render-se Jamais” (1986) e “O Grande Dragão Branco” (1988). Em seguida, tornou-se o símbolo da febre do kickboxing. Nos anos 90, trabalharia com o diretor John Woo em “O Alvo”.

Em 2002: Apesar de não ser mais levado tão a sério pelo público, ainda investe no formato. Prepara uma continuação de “Soldado Universal” e tem mais três filmes engatilhados. Em 2008, ele colocou em xeque a fama de astro de ação na fita semiautobiográfica “JCVD”, selecionada para o Festival de Cannes.

Cinco filmes: “O Grande Dragão Branco” (1988), “Duplo Impacto” (1991), “Soldado Universal” (1992), “O Alvo” (1993), “JCVD” (2008)

Bruce Willis em "A Gata e o Rato" e em "Os Mercenários 2"

Bruce Willis em "A Gata e o Rato" e em "Os Mercenários 2"

Bruce Willis, 57 anos

Em 1987: Entre todos os veteranos de “Os Mercenários”, foi o que mais acertou. Desde o fenômeno “Duro de Matar” (1988), Willis trabalhou com Tarantino (em “Pulp Fiction”) e não perdeu o prumo nas bilheterias. Mas, em 1987, ainda era conhecido como o protagonista da série de TV “A Gata e o Rato”.

Em 2002: O bem-humorado “Red – Aposentados e Perigosos” (2010) foi bem aceito pelo público. Depois de “Os Mercenários 2”, já programa cinco filmes, entre eles continuações de “Duro de Matar” e “Red”.

Cinco filmes: “Duro de Matar” (1988), “Pulp Fiction” (1994), “Armageddon” (1998), “O Sexto Sentido” (1999), “Red – Aposentados e Perigosos” (2010).

Arnold Schwazenegger em "O Sobrevivente" e em "Os Mercenários 2"

Arnold Schwazenegger em "O Sobrevivente" e em "Os Mercenários 2"

Arnold Schwarzenegger, 65 anos

Em 1987: Foi um ano movimentado para o ex-Mister Universo: ele foi protagonista em “O Predador” e no thriller “O Sobrevivente”. Não perdeu o apelo nos anos 90, com títulos como “O Exterminador do Futuro 2” (1991) e “True Lies” (1994).

Em 2002: Depois de cumprir dois mandatos seguidos no governo da Califórnia, o ator anunciou em 2011 que voltaria ao cinema. Tem quatro projetos em produção, entre eles o thriller “The Last Stand”, dirigido pelo sul-coreano Kim Jee-woon.

Cinco filmes: “Conan, o Bárbaro” (1982), “O Exterminador do Futuro (1984), “O Predador” (1987), “O Vingador do Futuro” (1990), “True Lies” (1994).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s