Continua após publicidade

Pinacoteca recebe retrospectiva do fotógrafo russo Alexandr Ródtchenko

Mostra "Revolução na Fotografia" reúne 170 trabalhos realizados de 1924 a 1954

Por Jonas Lopes
Atualizado em 5 dez 2016, 18h17 - Publicado em 11 fev 2011, 23h47

O modernismo russo-soviético viu florescer uma geração brilhante nas primeiras décadas do século passado, nas mais variadas áreas, entre elas poesia (Vladimir Maiakovski), prosa (Mikhail Bulgákov), música (Dmitri Shostakovich), pintura (Kasimir Malevich) e cinema (Sergei Eisenstein). Soma-se a esses nomes o fotógrafo Alexandr Ródtchenko (1891-1956), que, como os colegas vanguardistas, sofreria a pressão do regime doutrinário e ditatorial de Josef Stalin. Ele é homenageado por meio de uma retrospectiva trazida ao Brasil pelo Instituto Moreira Salles e exibida na Pinacoteca do Estado a partir de sábado (19). “Revolução na Fotografia” amealha 170 trabalhos realizados de 1924 a 1954.

Também pintor e artista gráfico, Ródtchenko conseguiu ser revolucionário de fato com a câmera na mão. A começar pela impressionante habilidade em fazer fotomontagens, criando imagens baseadas em várias outras. Esse procedimento rendeu cartazes satíricos e ilustrações para livros. O russo recorreu ainda a retratos da mãe (um registro pungente), do amigo Maiakovski e de atrizes e diretores de cinema. Fiel à rigidez construtiva desde os anos em que era pintor, soube explorar como poucos o potencial de sombras e o abstracionismo de formas geométricas e arquitetônicas para chegar a planos e composições inovadores em flagrantes urbanos, caso de “Degraus” e da famosa “Moça com uma Leica”.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.