Continua após publicidade

Geraldo Alckmin promete Linha 6-Laranja para 2020

Com apenas um túnel de ventilação escavado, governador deu início simbólico às obras

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 5 dez 2016, 12h36 - Publicado em 13 abr 2015, 18h41

O governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou nesta segunda (13) que a futura Linha 6-Laranja do metrô será totalmente entregue até 2020. Com a escavação de um poço de ventilação na Avenida Otaviano Alves de Lima – pista local da Marginal Tietê, sentido Rodovia Castelo Branco -, na Freguesia do Ó, Alckmin deu início simbólico às obras.

Na prática, elas ainda não começaram – os terrenos onde serão construídas as futuras estações estão em fase de desapropriação. Ainda de acordo com Alckmin, cerca de 70% das áreas já foram desapropriadas, processo que deve ser concluído no primeiro semestre de 2016. O setor privado será responsável pela execução, operação e manutenção do serviço. Por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) serão investidos 9,6 bilhões de reais.

+ Alckmin adia em mais um ano a entrega da Linha 5-Lilás

Serão quinze estações em um total de 15,3 quilômetros da chamada “linha das universidades”, que atenderá regiões como a da Pontifícia Universidade Católica (PUC), do Mackenzie e da Universidade Paulista (Unip).

Haverá quatro conexões com a atual malha do metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM): com as linhas 7-Rubi e 8-Diamante, da CPTM, na estação Água Branca; com a linha 4-Amarela, do metrô, na futura estação Higienópolis-Mackenzie; e com a linha 1-Azul, do metrô, na estação São Joaquim.

Continua após a publicidade

Integram a Linha-6 as estações Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Sesc Pompeia, Perdizes, PUC-Cardoso de Almeida, Angélica/Pacaembu, Higienópolis/Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim.

O secretário dos Transportes, Clodoaldo Pelissioni, afirmou que o fato de um só consórcio ser responsável pela obra toda evitará atrasos. “A vantagem é que o consórcio assume toda a obra e todos os sistemas. Quando nós vamos fazer linha de metrô como a 5, temos de quarenta a cinquenta contratos. Às vezes, alguma empresa falha e temos que rescindir e fazer o contrato novamente”, disse.

+ Paralisação das obras da Linha 4-Amarela compromete expansão do metrô

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.