Continua após publicidade

Acidentes de trânsito fizeram oitenta e sete mortos em abril

Número de 2017 é menor que os 89 óbitos registrados no mesmo mês do ano passado; quantidade de atropelamentos cresceu 18,7%

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 19 Maio 2017, 21h20 - Publicado em 19 Maio 2017, 21h14

Oitenta e sete pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito em abril deste ano na capital paulista. O número de 2017 é menor que os 89 óbitos registrados no mesmo mês do ano passado. As características se mantiveram: a maioria das vítimas fatais era do sexo masculino (67), 37 eram pedestres e 32 estavam de moto; 38 morreram atropelados e 28, após alguma colisão entre veículos. A quantidade de atropelamentos cresceu 18,7%.

Os números integram o relatório do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito (Infosiga), com dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado. O mapa produzido pelos analistas mostra que quatro óbitos ocorreram nas marginais da cidade, sendo três de pilotos de motocicleta e um pedestre. As ocorrências se espalham por diferentes zonas, com maior incidência no centro expandido e na zona leste, onde houve mais de dez vítimas em 30 dias.

Em todas as cidades paulistas, o número de vítimas fatais teve redução de 15,2% em abril, caindo de 532 óbitos em 15.084 acidentes para 451, em 16.217 ocorrências. A quantidade de atropelamentos no Estado, no entanto, se manteve estável: 134 em abril do ano passado e 130, neste ano.

“Atropelamentos, hoje, são nosso grande desafio. Os índices persistem e temos direcionado nossos trabalhos para mitigar esse tipo de acidente”, informou por nota Silvia Lisboa, coordenadora do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

Continua após a publicidade

“Atuamos em diversas frentes para mudar essa realidade. Foram destinados R$ 110,5 milhões – recursos provenientes de multas do Detran.SP – para investimento em ações de mitigação em 67 municípios parceiros do programa”, completou Silvia. Juntas, as cidades abrigam 71% da população do Estado.

“O trabalho realizado em parceria com os municípios mostra uma evolução importante. Seguimos com ações nos pontos críticos e com iniciativas de conscientização que são fundamentais para reduzirmos as mortes no trânsito”, afirmou, em nota, o governador Geraldo Alckmin.

Na comparação entre os primeiros quatro meses de 2016 e 2017, a redução no número de mortes é de 7,6%, com 1.748 ocorrências de janeiro a abril deste ano, contra 1.893 em 2016, com 145 mortes a menos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.