VEJA São Paulo

Walcyr Carrasco
  • A CORAGEM DE GIANECCHINI

    Postado em 14/08/2011 às 18:24 por Walcyr Carrasco | 11 comentários

    Hesitei antes de escrever sobre a enfermidade de Reynaldo Gianecchini. Os detalhes médicos estão sendo amplamente divulgados pelos jornais e revistas. Mas desde o começo eu sentia que havia algo a dizer. E só agora, depois de uma tarde de domingo tranquila, encontrei as palavras certas.

    Cresci num ambiente onde as pessoas não gostavam de confessar as doenças. Ou pelo menos, amenizavam. Ninguém falava em câncer, por exemplo. Era pior que dizer palavrão.  Minha família teve muitos casos de câncer.  Em casa, mamãe falava que a pessoa estava com “aquele problema”. E na hora de falar, abaixava a voz como se comentasse um segredo. Durante toda a minha vida, percebi que as pessoas se relacionam com doenças como se fosse um erro pessoal, um defeito a ser escondido. Já ouvi inúmeras vezes a frase: “Olha, fulano tá com isso e aquilo, mas não conta para ninguém”.

    Eu já convivi com pessoas muito doentes.  Na minha opinião, as que negam seu estado real, vão embora mais depressa. Saúde não é algo que se finge. Ainda mais para si próprio. Ao contrário, quem fala francamente sobre suas enfermidades, no meu modesto modo de ver, pois não sou médico nem terapeuta, vive mais e melhor.  Bem, é mais fácil enfrentar um inimigo para o qual a gente olha diretamente, sem medo. Pelo menos é o que eu acho.

    Gianecchini, com quem trabalhei duas vezes, a última delas na novela “Sete Pecados”, é agradável, simpático e bom de conversar. Também é um ator que evolui a cada trabalho. Mesmo assim, me surpreendeu sua atitude em falar abertamente sobre a doença. Isso não é para qualquer um. Ainda mais sendo famoso. É preciso muita coragem para assumir um câncer diante de todo o país. E isso estando internado ainda, à espera de diagnósticos específicos que indicarão o tratamento adequado.

    A coragem é o primeiro passo para enfrentar a doença. Dou os parabéns a Gianecchini. Há algum tempo estudei Cabala e meu professor falava em atitude proativa.  A grosso modo, “proativa”  seria o mesmo que “construtiva” em linguagem não esotérica. As pessoas com atitudes proativas diante dos problemas têm resultados mais consistentes. A atitude de Gianecchini é o primeiro e decisivo passo para se sair bem no tratamento que virá.

    Tags: , ,

    11 comentários para "A CORAGEM DE GIANECCHINI":

    1. Comentado em 14/08/2011 às 19:30 por Lila Moura:

      Atitude de coragem do Giane! Muto fã! Postei o link do seu blog no meu, ok?
      Gostei muito do texto.
      Um abraço.

    2. Comentado em 15/08/2011 às 02:59 por Edgar Benitez:

      Muita melhora para ele!!! Saúde!!!

    3. Comentado em 15/08/2011 às 09:31 por Guillermo Alexandro Hundadze:

      Oi seu Walcyr !
      O senhor está de parabéns, concordo com o que escreveu, melhor mesmo é a gente dividir, fica muito mais fácil encontrar solução ou ficar mais forte para lutar.
      Eu entendo essa doença como se fosse uma “Tatuagem”, que é complicada de ser retirada da pele, mas com cuidado e muita paciência, ela sai inteira, se for no começo, por isso é que a gente precisa estar sempre fazendo exames, assim a gente sabe como está por dentro…
      Eu estou em contato com o Gianecchini e como faço, tipo um Dr. da Alegria no Graacc, tenho alguma experiência com crianças que sofrem por causa dessa doença e sei bem tudo o que eles passam e o que os médicos ensinam, dai até dei umas dicas pro Giane. Mas o que eu falei de mais importante pra ele, é que ele não perdesse o Brilho nos Olhos, porque ele é um cara super do Bem e vai vencer, eu acredito nisso!
      Só peço à todos que lerem essa notícia, que passem vibrações positivas e façam uma oração por ele, assim vamos formar uma corrente com boas vibrações e muita gente pedindo para uma mesma causa sempre dá resultado, certo!
      Fiquem todos com Deus…
      Abs, Guillermo Hundadze

    4. Comentado em 15/08/2011 às 10:25 por Danielle:

      Concordo em número, gênero e grau com você Walcyr. Só acrescentaria que com toda certeza desse mundo, todo o povo brasileiro está enviando muitaaaa energia positiva para que a recuperação dele seja o mais rápido possível.

    5. Comentado em 15/08/2011 às 21:15 por Fernanda:

      Enfrentar é sempre muito melhor. Já tive exemplos muito próximos q confirmam isto. E…se formos tratar a doença com um inimigo, vale a máxima: mantenha os amigos por perto e os inimigos mais perto ainda. Esconder do inimigo e ou da doença é um equívoco. Força Gianecchini e parabéns pela atiutde proativa!

    6. Comentado em 17/08/2011 às 15:20 por camila luana:

      VC VAI FICAR BEM POR QUE DEUS TE AMA MUITO QUE ABEMÇOI AMEN ASSINADO:CAMILA
      BEIJOS PARA VC I PARA SEU PAI MELHORAS

    7. Comentado em 17/08/2011 às 17:25 por Hélio Filho:

      Walcyr, tudo bem? Sou chefe de reportagem da revista Junior e estou te escrevendo para saber se você poderia participar de uma matéria minha sobre você, ou melhor dizendo, sobre sua obra. Queremos fazer para a próxima edição uma retrospectiva dos seus personagens que já se vestiram de mulher nas novelas e gostaríamos de umas palavrinhas suas sobre a criação deles e a repercussão que eles alcançaram e ainda alcançam, no caso da Elaine, que está atualmente no ar. Gostamos muito das suas obras e acharíamos bem legal se você pudesse nos dar essa atenção. Aguardo um retorno, meu e-mail é Helio@mixbrasil.com.br e o telefone daqui é o (11) 3562-2100. Abraços e desculpe usar este espaço para isso, mas não sabia de outro canal de comunicação com você.

    8. Comentado em 18/08/2011 às 15:18 por Ana Simone:

      Walcyr,
      Ador ler seu blog e tudo que vc escreve, de forma tão sensata e verdadeira! Amo, o Gianecchinni o meu primeiro pensamento na hora em que soube dele foi orar e pedir a mãe santissima que intercedesse por ele ao seu filho Jesus!
      Dividir tb concnordo com vc torna o fardo mais leve…
      ja passei por momentos tão dificeis, não de doença, mas financeiros que vi minha vida tão regrada e certinha desaparecer, fui ao fundo do poço e sai de lá por acredito que fundo de poço tem mola, e ela se chama FÉ!! foi a fé que me salvou ! E hoje estou bem graças a Deus, sem nunca ter perdido a paz de espeirito que só a confiança em um Deus maravilhoso tras! Peço por ele a Deus que lhe dê muit aforça e perceverança!!
      um abraço carinhoso,
      não perco a novela ta cada dia mais emocionante!
      Amei o Mateus e Adriana caminhando pra um encontro de amor! que bom sou noveleira, romantica e positiva, acredito que sempre em algum momento vai dar certo !!

    9. Comentado em 19/08/2011 às 17:05 por Beatriz:

      Melhoras janequini estou orando por vc pois deus é fiel para cumpri todas as suas palavras Super Beijão sou muito sua fã te adoro fica com deus bjs

    10. Comentado em 20/08/2011 às 22:06 por alexsandra da silva dias:

      vc,é uma pessoa muito especial tem uma linda coragem ,enos teus fa acreditamos em deus que tudo vai passar e nos receberemos a vitoria de vencer esta pequena batalha juntos te amamos gianecchini e deus te abencoi

    11. Comentado em 20/08/2011 às 22:32 por carmem:

      Giane você é jovem, lindo, educado, carismático, um ser humano inigualável.
      Não desanime nunca, porque Deus te fez um ser perfeito e de grande coragem.
      Invejosos existem aos montes. Por favor, fuja destes, e mais se proteja sempre. Ore, reze o credo, peça a Deus para te livrar de mentes podres, invejosas, maldosas e sem escrúpulos. Por favor, cuide bem de você, se afastando de gente invejosa. Muitos, eu acredito, te invejam por ter tantas qualidades, dentre elas a de ser lindo demais, adorável, um anjo que caiu do céu! Vou orar muito por você. Força Giane, saúde e Paz para você ! beijos

    12. Comentado em 21/08/2011 às 15:24 por Janise:

      Walcyr querido, que Deus ouça nossas preces para que o Gianecchini retome a sua vida e continue cada vez mais brilhando aonde ele pisar…
      Beijão.

    13. Comentado em 09/11/2011 às 15:20 por Maria das Graças Viana:

      coragem,meu querido,você ainda tem toda uma vida pela frente e VAI vivêla.Fique com Deus.

    14. Comentado em 22/03/2012 às 02:55 por Buse:

      bom en queste3o de inovae7e3o ela sempre de1 um jntiieho ne9!?espero a um bom tempo algo novo no BBB seed le1 devo ser muito exigente mesmo mas axo que, sinceramente ja morreu akele formato e olha que eu gosto de acompanhar! sou o tipo de consumidor que se emvolve, as estrate9gias psicolf3gicas que usaram dessa vez temperou um pouquinho a trama mas f1 foi nem perto de um show de truman (kkk)bom tb deu uma inovada na divulgae7e3o da nova programae7e3o:notei que a nova programae7e3o sempre estre9ia em abril, depois da pe1scoa olha que coisa interessante, ja que a pe1scoa significa tb renovae7e3o, passagem ja perceberam?ai o faste3o deu duru em mostrar ao espectador tudo que vai ser novo de hj em diante novo por novo mesmo eu gosto muito da MTV a programae7e3o e9 inteligente, pragme1tica como um todo, verse1tiu, e com uma linguagem muito atual, sei que se3o publicos diferentes ok tudo bem mas o publico da globo tb mudou pow naum da sf3 pra ficar pintando de novas cores a mesma coisa sempre apesar de amar a globo, se9rio sem ironias!abrae7o a todos qualque coisa bj* me liga

    15. Comentado em 23/03/2012 às 22:15 por chiraz:

      Valem cada centavo!! Viajo he1 um ano e tanto com elas e nao tem um aanarhro!Claro que protejo o investimento usando aquele servie7o ue embala as malas em ple1stico nosAeros!To na Europa e sf3 da roncato aqui nas estae7f5es de trem e aeroportos!No quesito mala passo longe do barato que sai caro!Bjooo

    Comentar "A CORAGEM DE GIANECCHINI":






Buscar no blog