Imagem Blog

Você É o Repórter Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Entrevistas com famosos
Continua após publicidade

José Simão: “Eu matei a Odete Roitman”

Com suas tiradas cômicas, ele alegra o cotidiano da cidade. Colocou no vocabulário dos paulistanos expressões como “colírio alucinógeno” e “picolé de chuchu” (este último, apelido criado para Geraldo Alckmin, então no seu segundo mandato como governador). Falamos de José Simão, responsável por uma divertida coluna que o jornal “Folha de S. Paulo” publica de […]

Por admin
Atualizado em 27 fev 2017, 13h28 - Publicado em 17 nov 2010, 20h01
José Simão é responsável por expressões como “colírio alucinógeno” e “picolé de chuchu” (Foto: Mario Rodrigues)

José Simão é responsável por expressões como “colírio alucinógeno” e “picolé de chuchu” (Foto: Mario Rodrigues)

Com suas tiradas cômicas, ele alegra o cotidiano da cidade. Colocou no vocabulário dos paulistanos expressões como “colírio alucinógeno” e “picolé de chuchu” (este último, apelido criado para Geraldo Alckmin, então no seu segundo mandato como governador). Falamos de José Simão, responsável por uma divertida coluna que o jornal “Folha de S. Paulo” publica de terça a domingo — e cujas piadas são prontamente reproduzidas internet afora. A seguir, as perguntas que nossos leitores enviaram para ele.

Você se considera um intelectual crítico ou um crítico de intelecto?
(enviada por @artdodda)
José Simão — Sou apenas o Esculhambador Geral da República. Intelectual mas pop, adoro cultura de massa! Critico, sim, porque não existe humor a favor. Duas coisas que nunca deram certo: humor a favor e biografia autorizada!

O que acha da Narciza Tamborindeguy?
(@jfcandido)
José Simão — Xarope

Por que você só vive em Salvador? E sempre no Porto da Barra?
(@pestevaocastro)
José Simão — Mudei de sol! Agora tenho casa de praia em Arembepe, litoral norte da Bahia. Arembepe ficou famosa pelos hippies nos anos 70. Eu quero ver disco voador! Sempre sob o sol. Eu sou uma pessoa solar. Gosto mais de acordar que de dormir!

Continua após a publicidade

Colírio alucinógeno resolve?
(@Annes_)
José Simão — Resolve, sim. Pra entender esse mundo louco só o colírio alucinógeno. Cura cobreiro, nó nas tripas, gastrite, inflamação na próstata, emagrece, cancela cartão e descobre corno!

Quando não está escrevendo a coluna mais engraçada de todas (a sua) que outra você lê?
(@anacarpere)
José Simão — Na imprensa escrita, nada. O mundo digital é mais divertido! Leio o site Sensacionalista (@sensacionalista) sempre com manchetes hilárias, tipo: “Eike quer comprar a peruca do Silvio Santos por 2,5 bi. A intermediação será feita pelo Jassa”. Também gosto do site Comentando, que tem chamadas como “Silvio Santos Vende Aí!”. E o site Eramos6 revelando como vai ser a montagem do ministério: “O Lula dá as cartas, o Temer dá o morto e a Dilma bate!”. Adoro espionar twitters. Twitter do Mauricio Stycer (@mauriciostycer) com os melhores comentários: “Se o Gianechinni não vê duplo sentido no Pintos Shopping, onde ele vê?” E o twitter hilário da Nair Bello (@nairbello): “Vou pedir dicas de jardinagem pra Marina Silva.” Na imprensa escrita só gosto de humor involuntário como os títulos da coluna do Sarney: “A vaca e a internet”. Hahaha!

Tem vontade de trabalhar com teatro? Já fez algo do tipo?
(@renatomeira)
José Simão — Só se fosse pra dizer a palavra “não” em 45 entonações diferentes. Se você soubesse o pânico que sinto de palco! Antes de qualquer palestra ou prêmio, minhas pernas tremem, minha boca seca e a língua fica mais seca que língua de papagaio! Mas eu já faço teatro. Quando me sento pra escrever a coluna, eu entro em cena! Para o programa de rádio, tomo uma ducha, concentro nos ombros, solto o quadril e entro em cena! Eu queria mesmo fazer cinema mudo!

Num país em que decisões judiciais parecem brincadeira, política é um circo, há espaço para o humor?
(Alessandro Macedo @radio_dada)
José Simão — Há espaço sim! O humor nasce da indignação. Humorista não pode tomar Rivotril! Às vezes, as pessoas me dizem: “Mas fazendo piada e usando o humor você não estaria banalizando os escândalos?” Discordo. O humor é demolidor. Eu prefiro o humor que o rancor. Já imaginou o Brasil como um país de rancorosos? De gente espumando pela boca? Medo! Pânico!

Continua após a publicidade

Onde ou em que você gostaria de jogar uma buemba?
(@pikipereira)
José Simão — No preconceito! Preconceito é coisa de gente burra, atrasada e mau caráter. Mas minhas buembas são de chocolate. Buembas de confete. Detesto violência!

De onde vem inspiração pra tanta ironia? Como consegue humor para encarar assuntos às vezes difíceis?
(Ana Lucia Vieira Santos, comentário no blog)
José Simão — Eu nasci assim. Escrevo por instinto. Eu já fiquei muito de castigo na escola por conta da ironia! Língua não tem osso! E os assuntos difíceis são os melhores, você tem que ter mais malabarismo. Contorcionista do Cirque du Soleil!

Simão, como foi a porcentagem de erro do DataPadaria nas eleições 2010, PGN no primeiro turno?
(@luizrmgarcia)
José Simão — Ah, o meu Partido da Genitália Nacional. O PGN voltará. PGN pra 2014! Chega de hipocrisia, sexo de noite e sexo de dia! E quando me candidatar pra presidente pelo PGN, em 2014, vou usar o slogan: “Votem em mim! EU MATEI A ODETE ROITMAN.” Hahaha!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.