Imagem Blog

Marcel Miwa – Sede de Vinho Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Tudo sobre vinhos: sugestões de harmonização, rótulos, uvas, safras, guias de compras e outras dicas do expert Marcel Miwa.
Continua após publicidade

Sou da safra 1978

Olá, meu nome é Marcel Miwa. Aviso desde já que fujo um pouco da imagem de quem escreve sobre vinhos. Nasci em uma família de orientais – mestiço de japoneses com portugueses. Como se pode imaginar, o vinho não fez parte da rotina da minha casa. Meu contato com essa bebida foi tardio. Ops! Não […]

Por VEJA SP
Atualizado em 27 fev 2017, 00h14 - Publicado em 20 nov 2013, 18h18

Marcel Miwa

Olá, meu nome é Marcel Miwa. Aviso desde já que fujo um pouco da imagem de quem escreve sobre vinhos. Nasci em uma família de orientais – mestiço de japoneses com portugueses. Como se pode imaginar, o vinho não fez parte da rotina da minha casa. Meu contato com essa bebida foi tardio. Ops! Não tão tardio assim. Primeiro, me guiava pelo preço e comprava cerveja, vodca e uísque. Na época em que estudava Direito na PUC-SP e planejava ser juiz ou promotor, beber um Miolo Seleção, hoje um vinho simples, era artigo de luxo!

Já com a gastronomia o negócio muda um pouco. Estou para ver uma raça que coma tanto quanto os japoneses. Até em funerais rolam banquetes. Para agravar a situação e expandir a cintura, minha namorada, a Nina, é professora de gastronomia. E com a ajuda dela o vinho começou a tomar conta da minha vida. Explico: em meio aos estudos jurídicos, “esfriava” a cabeça lendo revistas de gastronomia. E confesso que no começo me incomodava aquela seção dedicada à bebida no final de cada edição e cada vez tomando um espaço maior. Mas já que estava lá, sempre acabava lendo. Não faltavam dúvidas: primeiro a descoberta, “existe tudo isso de vinho mesmo?”, depois a suspeição, “existe tanta diferença de aromas e sabores?”, e, em seguida, a prática, “vamos comprar algumas garrafas e experimentar”.

E, sim, havia diferença, embora ainda não descritíveis, realmente existia um universo de aromas, taninos, acidez e corpo. Às vezes a mesma uva feita por diferentes produtores davam resultados completamente diversos, e isto era bacana.

A curiosidade me levou a fazer cursos e mais cursos, até chegar a uma pós-graduação na área de gestão do serviço de vinhos. Daí a coisa começou a ficar séria e surgiram convites para trabalhar na área. Bem, posso dizer que nos últimos seis anos consegui observar (e trabalhar) nos diversos setores da cadeia do vinho: importação e varejo, restaurantes, eventos, feiras, pesquisa, produção e imprensa, a qual dedico 100% do meu tempo hoje.

Continua após a publicidade

Esta é minha curta biografia vínica. Pretendo acrescentar muitas linhas nesta biografia por histórias que viverei aqui, neste espaço da Veja São Paulo dedicado a nossa paixão, o vinho.

Saúde,

Marcel Miwa

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.