Imagem Blog

Viajar e Curtir Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Tudo o que é preciso saber antes de embarcar para a viagem dos sonhos
Continua após publicidade

Cervejas e quadrinhos: um roteiro em Bruxelas

Se você decidir viajar para a Europa Ocidental, Bruxelas é uma opção que não pode ficar de fora. E mais: se as férias forem curtas, melhor ainda. Apesar de ser a capital da União Europeia, região de Bruxelas-Capital (Région de Bruxelles-Capital, no francês) se encaixa em um roteiro de dois dias. As atrações turísticas, em […]

Por pedrotavares
Atualizado em 26 fev 2017, 15h00 - Publicado em 24 ago 2015, 16h27
Bruxelas: chocolates, cervejas e quadrinhos (Foto: Antonio Ponte, no Flickr)

Bruxelas: chocolates, cervejas e quadrinhos (Foto: Antonio Ponte, no Flickr)

Se você decidir viajar para a Europa Ocidental, Bruxelas é uma opção que não pode ficar de fora. E mais: se as férias forem curtas, melhor ainda. Apesar de ser a capital da União Europeia, região de Bruxelas-Capital (Région de Bruxelles-Capital, no francês) se encaixa em um roteiro de dois dias. As atrações turísticas, em sua maioria, ficam próximas da praça central, a Grand Place.

+ Um roteiro com dez parques imperdíveis

A terra da cerveja e do chocolate está na charmosa rota entre Paris e Amsterdam. Além disso, a facilidade de locomoção ajuda a otimizar o tempo de passeio na cidade. Também reserve um espaço no estômago: Bruxelas é a capital do mexilhão, da batata frita, dos waffles e da cerveja de qualidade.

Continua após a publicidade

+ Zhangjiajie, o parque que inspirou Avatar, de James Cameron

Grand Place: comece pelo principal ponto de encontro de Bruxelas, a Grand Place. A praça central da cidade hospeda prédios históricos como a Câmara Municipal e a Prefeitura. O local possui diversos bares e restaurantes na volta. Se preferir, uma opção – a melhor e mais barata – é comer um waffle com Nutella, um clássico da rota Paris-Bruxelas-Amsterdam. Os gaufres, como são conhecidos na língua francesa, costumam ter um preço razoável, menos de dez euros. Procure por eles nas ruas paralelas à Grand Place. Se você for na primavera europeia, a praça estará coberta por um grande tapete de flores de 1 800 metros quadrados.

A Grand Place coberta pelo tapete de begônias (Foto: Antonio Ponte, no Flickr)

A Grand Place coberta pelo tapete de begônias (Foto: Antonio Ponte, no Flickr)

Continua após a publicidade

+ Avianca dará pontos para quem indicar amigo em programa de milhagem

Manneken-Pis: a estátua de um menininho fazendo xixi é um dos símbolos de Bruxelas. Fica na esquina da Rue de l’Étuve com a Rue du Chêne, a cinco minutos da Grand Place. A visita é rápida, já que a estátua tem menos de 1 metro. É tirar uma foto e seguir o passeio.

Rue de l'Étuve - Stoofstraat, Bruxelles - Brussel, België

A estátua símbolo da capital belga (Foto: Francisco Antunes, no Flickr)

Continua após a publicidade

+ Dez castelos para visitar na Europa

Smurfs, Tin Tin e quadrinhos: aproveite para caminhar pelos arredores da Grand Place e dar uma conferida nas ilustrações pintadas pelas paredes dos prédios. Bruxelas é a cidade dos quadrinhos. Não se impressione ao dar de cara com o Tin Tin, do ilustrador belga Hergé, desenhos do Manneken-Pis nos mais diferentes estilos. Também não esqueça de fazer uma visita à loja dos Smurfs, que fica na Galerie Horta de la Gare Centrale. Os Schtroumpfs, como são conhecidos por lá, foram criados pelo ilustrador belga Pierre Culliford. Se quiser seguir o tour pelo mundo dos desenhos, vá até o Centre Belge de la Bande Dessinée (Centro Belga da Arte das Histórias em Quadrinhos). Fica localizado em um prédio na Rue des Sables, próximo à estação Congrès. Ilustrações e esculturas de Asterix, Smurfs e Tin Tin são uma atração à parte. A entrada custa cerca de 6 euros.

"Os Smurfs", um dos desenhos mais famosos do mundo (Foto: Arquivo Pessoal)

Continua após a publicidade

“Os Smurfs”, um dos desenhos mais famosos do mundo (Foto: Arquivo Pessoal)

+ Cinco lugares de Paris para deixar a Torre Eiffel de lado

Gastronomia:mexilhão com batata frita, prato típico da culinária regional, é uma boa opção. Não é difícil de encontrar: os moules frites, em francês, são atração turística em Bruxelas. É só olhar para o lado para achar um restaurante que ofereça o prato. Você vai desembolsar entre 20 e 30 euros. São bastante recomendados os estabelecimentos que ficam em volta da Grand Place e da Bourse, a bolsa de valores da capital europeia, que fica na Rue de la Bourse. Outra boa opção gastronômica – e mais barata – é comer a famosa batata frita acompanhada de diferentes tipos de condimentos. É aquela refeição prática para fazer na rua, enquanto aprecia as belezas da cidade. Fica mais barato do que comer mexilhões: a batata custa, em média, 10 euros.

Continua após a publicidade
O famoso - e delicioso - mexilhão com batatas fritas (Foto: Frédérique Volsin-Demery, no Flickr)

O famoso – e delicioso – mexilhão com batatas fritas (Foto: Frédérique Volsin-Demery, no Flickr)

Palais Royal: é onde o Rei Filipe realiza suas prerrogativas como chefe de estado. É uma boa ideia para dar uma caminhada com calma e apreciar a arquitetura de Bruxelas. Siga pela rua do Marché aux Herbes e continue pela Rue Infante Isabelle. Siga até o Jardin do Mont des Arts. Depois de atravessar o jardim, você vai chegar na praça do Palais Royal. Se preferir o metrô, utilize as linhas 1 ou 5 e desça na estação Parc. O palácio, ornado em ouro, costuma ter entrada franca. O tour não é guiado, mas existe um caminho devidamente traçado pra o visitante. Se o dia estiver agradável, aproveite também para dar uma volta nos jardins que circundam o local.

Palais Royal: sede do governo monarquista (Foto: fabonthemoon, no Flickr)

Palais Royal: sede do governo monarquista (Foto: fabonthemoon, no Flickr)

+ Onze lugares para visitar em Porto Alegre

Delirium Village: um complexo que conta com oito diferentes bares. O mais famoso deles, o Delirium Café, conta com mais de 3000 rótulos de cerveja, além da Delirium Tremens, considerada a melhor cerveja do mundo. E não deixe de experimentar a versão escura, a Delirium Nocturnum.

Bar da Delirium oferece milhares de rótulos (Foto: Jun, no Flickr)

Bar da Delirium oferece milhares de rótulos (Foto: Jun, no Flickr)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.