Imagem Blog

Viajar e Curtir Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Tudo o que é preciso saber antes de embarcar para a viagem dos sonhos
Continua após publicidade

Os melhores hambúrgueres dos Estados Unidos, segundo Luiz Cintra, do St. Louis

Dono da St. Louis, uma das mais premiadas hamburguerias de São Paulo, o chef Luiz Cintra tem um hobby de dar água na boca quando viaja aos Estados Unidos: caçar os melhores hambúrgueres do país. “Meu objetivo é descobrir a essência do hambúrguer, que é algo tão intrínseco à cultura americana”, conta. “É algo que […]

Por Júlia Gouveia
Atualizado em 26 fev 2017, 22h45 - Publicado em 13 fev 2014, 18h21
Luiz, em frente ao Le Tub, na Flórida, em uma das paradas da seu hambúguer-tour

Luiz, em frente ao Le Tub, na Flórida, uma das paradas do seu hambúguer-tour: mais de 30 cidades americanas visitadas em busca do lanche perfeito (Foto: arquivo pessoal)

Dono da St. Louis, uma das mais premiadas hamburguerias de São Paulo, o chef Luiz Cintra tem um hobby de dar água na boca quando viaja aos Estados Unidos: caçar os melhores hambúrgueres do país. “Meu objetivo é descobrir a essência do hambúrguer, que é algo tão intrínseco à cultura americana”, conta. “É algo que vai muito além da carne, do pão e do queijo.”

No total, já foram seis viagens para os EUA, mais de 30 cidades visitadas e inúmeros lanches devorados. “Procuro os ‘botecos’ de hambúrguer, onde não haja frescura e nem invencionices”, afirma. Assim só entram no tour do hambúguer, lanchonetes que atendem aos seguintes critérios: lugares que estejam em operação há mais de vinte anos; sejam de propriedade de uma família (grandes redes estão descartadas) e com produção artesanal.

Veja a seguir os melhores achados de Luiz:
(e se você estiver lendo isso antes do almoço ou do jantar, minhas sinceras desculpas!)

Continua após a publicidade

A fachada com cara de histórica do Louis Lunch: uma das mais antigas dos Estados Unidos (Foto: arquivo pessoal)

Louis Lunch – New Haven (Connecticut)
Perto de Yale, é uma das mais antigas hamburguerias dos EUA, em funcionamento desde 1895! Desde então, é a mesma família que cuida do negócio: eles já estão na 5ª geração, fazendo o mesmo hambúrguer, na mesma casa, com os mesmos equipamentos. Não se trata apenas do sabor do lanche, mas é um local com um imenso peso histórico. No cardápio, só tem um tipo de lanche: pão de forma grelhado, carne, cebola e tomate. Ketchup é completamente proibido – há até uma placa com o aviso!  É bem pequenininha e está sempre lotada, com um público bem variado (do prefeito a policiais, de universitários a senhorinhas). 263 Crown Street, (203) 562-5507. 

Gilley’s – Portsmouth (New Hampshire)
Tem uma história curiosa: ainda na década de 40, o Gilley’s começou como um food truck, que funcionava dentro de uma antiga carcaça de caminhão. Apesar de não ser mais móvel, a lanchonete continua em operação dentro do antigo compartimento. Só servem três tipos de receitas: hambúrguer, cheeseburguer e hot-dog. Quando fomos, havia apenas uma sorridente funcionária, que anotava os pedidos e, ao mesmo tempo, montava os lanches. Apesar de simpática, formava uma fila imensa! 175 Fleet Street, (603) 431-6343, www.gilleyspmlunch.com.

Continua após a publicidade
Luiz, em frente ao Mr. Bartley's

Luiz, no Mr. Bartley’s: pertinho de Harvad, a lanchonete foi frequentada por celebridades, que vão de Jackie Kennedy a Adam Sandler (Foto: arquivo pessoal)

Mr. Bartley’s – Cambridge (Massachusetts)
Em frente à Harvad (pertinho de Boston), esta pequena lanchonete já serviu celebridades como Jaqueline Kennedy, Johnny Cash, Bob Dylan, Adam Sandler, entre outros. Abriu em 1960 e, desde então, três gerações da família já trabalharam por lá. Na última visita, o dono, velhinho e na cadeira de rodas, anotava os pedidos dos clientes. Há um toque de modernização, com alguns lanches que levam ingredientes mais ousados, como queijo de cabra. 1246 Massachusetts Avenue, (617) 354-6559, www.mrbartley.com.

Hambúguer caprichado do Corner Bistro, em Nova York

O caprichado hambúguer do Corner Bistro, em Nova York (Foto: arquivo pessoal)

Continua após a publicidade

Corner Bistro – Manhattan (Nova York)
Em Nova York, sempre vai haver um milhão de opiniões sobre o melhor hambúrguer da cidade. Para mim, é este. Em uma localização meio estranha, é um bar, com aquela alma boêmia das antigas. O balcão, por exemplo, é tão velho que chega a ser envergado no meio de tanto as pessoas apoiarem o cotovelo! Há apenas dois tipos de hambúrgueres no menu. Pão, carne, queijo: tudo de excelente qualidade. 331 W 4th Stret, (212) 242-9502, www.cornerbistrony.com.

JG Mellon –  Manhattan (Nova York)
Diferente do Burger Joint, sempre lotado de turistas, este é o endereço que os nova-iorquinos vão quando querem comer um bom hambúrguer. Fica no elegante bairro do Upper East Side, tem um lanche padrão, muito bem-feito e sem firulas. É direto ao ponto. 1291 Third Avenue, (212)  744-0585.

Em frente a um dos seus achados, Luiz se prepara para mais uma rodada de sliders

Em frente ao White Manna, em New Jersey, Luiz se prepara para mais uma rodada de sliders (Foto: arquivo pessoal)

Continua após a publicidade

White Manna – Hackensack (New Jersey)
A casa, de 1946, é especializada em mini-hambúrgueres (chamados ali de sliders). Cada unidade, com 48 gramas de carne, custa cerca de 1,25 dólares. Você chega no balcão e eles logo perguntam: “quantos?” Na primeira rodada, pedimos doze. De tão bom, fechamos um segundo round com mais oito! Mesmo na versão em miniatura, a viagem até New Jersey vale a pena. 358 River Street, (201) 342-0914.

O furgão do Old Lucky Souls

O furgão do Old Lucky Souls: vale a pena ficar na cola deste food truck na Filadélfia (Foto: arquivo pessoal)

Old Lucky Souls – Filadélfia (Pensilvânia)
Para mim, é simplesmente o melhor lanche de todos! Contrariando tudo o que eu disse antes, estes caras não são antigos e nem pertencem à uma família. Trata-se de um food truck moderninho, mas com uma execução sensacional. O pão é feito com uma massa similar a de brioche; a carne é de gado criado no pasto; os tomates são orgânicos; o queijo cheddar é “envelhecido”. Até o refrigerante é caseiro! Eles costumam estacionar o furgão no LOVE Park, mas é preciso consultar antes o site deles para saber a localização. www.luckyoldsoul.weebly.com.

Continua após a publicidade

Ray’s Hell – Arlington (próximo a Washington D.C.)
Tem um estilo “decadente”, com uma fila fenomenal. O local ficou ainda mais disputado depois que o presidente Obama foi flagrado jantando ali em duas ocasiões. Possui um hamburguer gourmet sem pretensão, com ingredientes diferenciados. Um dos lanches, por exemplo, vem acompanhado de ossobuco – e, assim, o cliente pode espalhar o tutano pelo lanche. 1650 Wilson Boulevard, (703) 974-7171, www.raystothethird.com.

O hamburgão de responsa do Le Tub, pertinho de Miami

O hamburgão de responsa do Le Tub, pertinho de Miami

Le Tub – Hollywood (Flórida)
Pertinho de Miami, é o programa ideal para fazer em família. Fica à beira de um canal, em antigo posto de gasolina para barco. O hambúrguer é espetacular. 1100 North Ocean Drive, (954) 921-9425, www.theletub.com.

+ Ficou com água na boca e precisa de um hambúguer, tipo, agora? Veja quais são os 15 melhores lanches da capital 

+ Quer saber mais sobre viagens? Clique aqui.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.