Imagem Blog

Blog da Vejinha Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Novidades, curiosidades e promoções
Continua após publicidade

VEJINHA.COM estreia no Foursquare

Por Leonam Bernardo Rede social criada em março de 2009 na cidade de Nova York, o Foursquare (ou 4SQ) acaba de ultrapassar a marca dos 10 milhões de usuários. Idealizada pelos co-fundadores Dennis Crowley e Naveen Selvadurai, a ferramenta permite que o usuário compartilhe com os amigos, por meio de um computador ou smartphone, sua localização […]

Por VEJASP
Atualizado em 27 fev 2017, 13h08 - Publicado em 29 jul 2011, 22h28

Por Leonam Bernardo

Nossa página no Foursquare: dicas diárias de atrações e eventos na cidade (Foto: Reprodução)

Rede social criada em março de 2009 na cidade de Nova York, o Foursquare (ou 4SQ) acaba de ultrapassar a marca dos 10 milhões de usuários. Idealizada pelos co-fundadores Dennis Crowley e Naveen Selvadurai, a ferramenta permite que o usuário compartilhe com os amigos, por meio de um computador ou smartphone, sua localização geográfica exata na cidade. Além disso, é possível escrever suas impressões e comentários sobre o lugar e ver quais dos seus amigos estão lá naquele momento. Se estiver em um restaurante, por exemplo, pode recomendar (ou não) algum prato ou drinque dali.

+ VEJINHA.COM no Facebook
+ VEJINHA.COM no Twitter

Continua após a publicidade

Espécie de central de dicas, o Foursquare é o lugar perfeito para a VEJINHA.COM lhe indicar os melhores passeios, eventos e baladas. Para conferir nossas sugestões, basta acessar nossa página em foursquare.com/vejasp e virar nosso seguidor para ter acesso ao conteúdo.

Entenda o 4SQ

Para utilizar a ferramenta, é preciso acessar a página do serviço na internet ou baixar o aplicativo direto no seu smartphone. O download, gratuito, está disponível nas lojas online da Apple, Android, Nokia, BlackBerry, entre outros sistemas operacionais. Feito isso, basta se cadastrar ou associar sua conta do Facebook na tela inicial do programa.

As sugestões de amigos e páginas são importadas de seus contatos do Twitter e do Facebook. Para adicionar alguém, acesse a página inicial de seu perfil (no computador) ou a aba “Me” (no aplicativo do celular) e clique nas opções “Find Friends” ou “Add Friends”. Se você já segue o perfil de VEJINHA.COM no Twitter, por exemplo, nossa página no Foursquare aparecerá nesta lista.

Continua após a publicidade

Conheça alguns dos principais termos e ferramentas do serviço:

Exemplos: a relação de lugares próximos (palces), dicas de usários sobre um determinado local (tips), perfil do Parque do Ibirapuera e tela na qual se dá o check-in. Clique para ampliar (Foto: Reprodução)

Continua após a publicidade

Check-in
É quando marcamos presença em algum lugar. Por dia, o 4SQ registra cerca de três milhões de check-ins! Quando o usuário vai divulgar sua localização, pode optar por mostrar isso apenas no Foursquare ou, também, no Twitter e no Facebook. Pode, ainda, fazer a postagem com algum comentário ou uma foto do espaço em que está naquele momento.

Places
No aplicativo para iPhone, esta opção é a mesma da aba “Check-in”. A lista relaciona todos os lugares próximos à sua localização — de restaurantes e lojas até parques e ruas inteiras. Acesse aquele sobre o qual deseja ter mais informações, como endereço e dicas de outros usuários, e, se for o caso, marque sua presença ali. Você também pode adicionar um lugar se ele não estiver cadastrado ainda.

Continua após a publicidade

Tips
Ou “dicas”. Trata-se de um pequeno texto, de até 192 caracteres, no qual o usuário pode opinar sobre os serviços e atrações do lugar em que se encontra. Se for uma dica bacana, é possível que outros usuários concordem e sinalizem isso. Os comentários mais marcados são exibidos sempre no topo da lista de tips de cada estabelecimento.

Mayor e Mayorship
Ou “prefeito e prefeitura”. Funciona assim: o frequentador mais assíduo, que der o maior número de check-ins em um determinado lugar, em um intervalo de 60 dias, torna-se prefeito daquele ponto. O bacana é que muitos estabelecimentos oferecem regalias, como descontos e brindes, para quem atinge esse posto.

+ Veja alguns estabelecimentos que distribuem brindes pelo Foursquare

Continua após a publicidade

Badges
São medalhas que o usuário conquista conforme vai avançando sua experiência na rede. Por exemplo: a primeira vez que fizer o check-in em 25 lugares diferentes, recebe o emblema de “Explorer”. Se visita vinte lugares distintos que servem pizza,  ganha a alcunha de “Pizzaiolo”. E por aí vai.

Leaderboard
A cada check-in, prefeitura ou medalha conquistada, ganha-se pontos que servem para criar um ranking entre você e seus amigos. Quem mais pontua nos últimos sete dias lidera a lista.

E aí, onde será seu próximo check-in? Confira nossas dicas em foursquare.com/vejasp e bom roteiro!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.