Imagem Blog

Blog da Vejinha Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Novidades, curiosidades e promoções
Continua após publicidade

Os tipos da internet

Rotular grupos sociais não é novidade. E, nas redes sociais, essas formas de classificação viram tema de piada. No Twitter, por exemplo, são garantia de gargalhada perfis como os @tiposdebiscat, @tiposdecoxinha e @tiposdenerd. Listamos alguns dos mais famosos e explicamos quais os principais alvos de cada um deles. Tipos de coxinha (@tiposdecoxinha) Você talvez possa […]

Por VEJASP
Atualizado em 27 fev 2017, 13h13 - Publicado em 30 Maio 2011, 17h28

Rotular grupos sociais não é novidade. E, nas redes sociais, essas formas de classificação viram tema de piada. No Twitter, por exemplo, são garantia de gargalhada perfis como os @tiposdebiscat, @tiposdecoxinha e @tiposdenerd. Listamos alguns dos mais famosos e explicamos quais os principais alvos de cada um deles.

Álvaro Garnero: a foto que estampa o perfil do @tiposdecoxinha (Foto: Manoel Marques)

Tipos de coxinha (@tiposdecoxinha)
Você talvez possa não perceber logo de cara qual é o significado dado à palavra coxinha. No entanto, basta passar os olhos por alguns posts do perfil — cuja foto que ilustra o avatar da conta é a do apresentador e empresário Álvaro Garnero — e suas dúvidas são esclarecidas: “Coxinha que foi trabalhar de cachecol só porque a temperatura diminuiu 2 graus em São Paulo” ou “Coxinha que só fala em inglês com o filho de 2 anos”.

+ Os 10 fã-clubes mais encrenqueiros da internet

Continua após a publicidade

Tipos de hipster (@tiposdehipster)
Antes de tudo: você sabe o que é hipster? A explicação completa está aqui. Essa tribo de moderninhos, cheia de inventar moda, ganhou uma perseguição exclusiva no Twitter em janeiro deste ano. “Tinha certeza que já existiria algum perfil do tipo. Fui pesquisar e não achei nenhum”, conta Fernanda Pereira, uma das responsáveis pelas atualizações. “Então resolvi eu mesma criar”. E haja hipsters! Segundo ela, por dia são recebidas cerca de quarenta sugestões de posts vindas dos mais de 5.700 seguidores. Aqui vai uma que acaba de ser postada: “Hipster que está fazendo aulas de banjo pra montar a “Banda Mais Folk da Cidade’”.

Tipos de maninho (@tiposdemaninho)
Diminutivo de mano. Trata-se de um tipo bem típico, identificável pelo estilo de roupa que veste, gírias que usa e modo de se comportar — exatamente o que vira piada no Twitter. Veja se você já encontrou um desses por aí: “Maninho que insiste em usar, mesmo no frio, moletom, bermuda de surfe e chinelo”; “Maninho que tem preguiça e encurta palavrão: carai”; “Maninho que faz orkut em conjunto com a namorada”.

+ Glossário: dez expressões muito usadas no Twitter — parte 1
+ Glossário: dez expressões muito usadas no Twitter — parte 2

Continua após a publicidade

Tipos de babaca (@tiposdebabaca)
Mal-humorado, crítico e abrangente são boas definições para o estilo do perfil. Cuidado: o alvo pode ser qualquer um. E já que o nome é autoexplicativo, vamos a alguns exemplos práticos: “Babaca que colou o adesivo da familinha feliz no carro. Incluindo os animais de estimação”, “Babaca que é incapaz de falar a palavra ‘churrasco’ inteira”, ou, ainda, “Babaca que acha que SMS é programa de mensagem instantânea”.

Tipos de biscate (@tiposdebiscat)
O perfil criado em abril de 2010  é o precursor dessa mania no Brasil e virou fonte de inspiração. “Partimos de uma lista encontrada na internet, chamada Types of Bitches”, explica Leonardo Polo, um dos criadores da conta. Ele se refere a uma relação manuscrita, feita por estudantes, que circula em sites americanos. Até agora, o @tiposdebiscat já contabiliza mais que de 35.000 seguidores, que acompanham (e sugerem) diariamente os mais “graciosos” posts, tais como: “Biscat que fica ouvindo a conversa alheia no ônibus, dá uma risadinha sem querer e disfarça com tosse” e “Biscat que guarda o DVD do ‘Jammil e Uma Noites’ na caixinha de ‘Chico Buarque – Ao Vivo’”.

Tipos de nerd (@tiposdenerd)
Seria óbvio pensar que o perfil que tira sarro dos nerds fosse um dos mais populares nesta série de “tipos de”, já que estamos falando de Twitter e internet. Mas não. Por incrível que pareça, este aqui é um dos que reúne o menor número de seguidores e que com menos frequência atualiza a conta. “Nerd que viaja pra relaxar, mas leva laptop, smartphone e internet móvel” é um dos posts que podem ser vistos na timeline. Talvez se o responsável pelas atualizações fosse um pouquinho mais nerd, a coisa funcionasse melhor…

Continua após a publicidade

+ As 10 Coisas Mais Irritantes do Twitter (segundo famosos)
+ As 10 Coisas Mais Irritantes do Twitter (versão dos leitores)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.