Você provavelmente tem um amigo que reclamava ferozmente da palavra atachar — verbo criado do inglês attach, ou seja, anexar. Pois essa pessoa deve estar à beira de perder todos os cabelos com a leva de vocábulos que a era digital populariza com velocidade cada vez maior. Separamos os que mais doem aos ouvidos da redação. Com vocês, os cinco verbos mais feios da era da internet (e seus significados):
1. Embedar
Vem do inglês “embed”. Refere-se ao ato de inserir um flash, vídeo ou outras formas de conteúdo numa página de site, por exemplo. Sabe quando sua filha coloca um vídeo do YouTube dentro do blog dela? Então, é isso.
+ As 10 coisas mais irritantes do Facebook
+ As 10 coisas mais irritantes do Twitter (segundo tuiteiros famosos)
+ As 10 coisas mais irritantes do Twitter (versão dos leitores)
+Os 10 fã-clubes mais encrenqueiros da internet
2. Googlar
Só não parece mais bizarro devido à onipresença do Google, origem do verbo, em nossa rotina. Também encontrado nas versões googlear ou guglar, significa jogar o nome de alguém no site de buscas mais famoso da web.
3. Monetizar
Não, não tem nada a ver com a arte do impressionista francês Claude Monet (1840-1926), o pintor das flores e paisagens campestres. O verbo, ouvido em doze de cada dez reuniões de empresas digitais, quer dizer o mesmo que fazer algum site ou blog render dinheiro. De cara, pode parecer que vem do inglês “money”, mas não é bem assim. Em suas mais primitivas origens, vem do latim “moneta” — assim como acontece com “monetário”.
4. Orkutizar
Parece até coisa do cantor Djavan, autor do célebre verso “Como querer Caetanear o que há de bom”, né? E, sim, vem do Orkut. Tem significado pejorativo (e preconceituoso). Para explicar: se alguém condena a “orkutização do Twitter”, refere-se à chegada de classes sociais menos abastadas à rede social que tem maior número de brasileiros. Ou seja, orkutizar algo é dar ares de pobre, cafona, brega… (Cá entre nós, feio mesmo é discriminar as pessoas).
5. Upar
Pasmem, mas o verbo existe na nossa tão querida língua portuguesa e significa “dar upa(s); saltar, corcovear”. Na internet, contudo, assume outro sentido, o de “subir um arquivo na rede”. Desnecessário? Talvez. Feio? Com certeza!
E você, leitor? Que verbos o incomodam? Deixe sua opinião no espaço de comentários abaixo.
nunca ouvi NENHUM desses termos.
Essa Lygia ainda deve usar net discada, sei la..
Eu tenho blogs e orkut ambos mein abandonados por causa do FB e Twitter, uso banda larga e tb nunca vi nenhum destes verbos.
PECESIQUEIRIZAÇÃO. falaram isso de mim e da lelê. pode? hahaha, que merda.
Por favor, quem nunca ouviu, né…
Na verdade todos os verbos e palavras do ingles que, cada vez mais assimilamos como parte de nos. Nosso idioma, tao rico, vem sendo bombardeado, e o pior, passam da internet p/ a vida real… Acredito q/ podemos simplesmente traduzir, o que acham?
Oush! Upar é bacana de se dizer… Agora, esses outros eu nunca ouvi!
Esqueceram do verbo “trollar”- ato de ser chato, encher o saco, incoveniente.
pq feio? é moderno só.
Não os acho feio, nhá! :/
trollar +1 Podre.
printar… será que é possível o pessoal dizer apenas imprimir? pelo amor de Deus!
Upar é ridículo… mas eu ri com o significado dele REAL…
No sentido da internet, poderia ser subir ou “fazer upload”…
Embedar vcs poderiam ter dito para utilizar o “incorporar”.
Googlar eu uso informalmente. Acho que nunca teria a pachorra de escrever assim de uma maneira séria – até porque não seria.
Orkutizar é usado por povo estrela e elitista. Que tá pagando o iPhone em 24 parcelas, mas que TEM um iPhone. :/
Monetizar é idiota, mas eu nunca tinha ouvido…
Hahaha. Upar eu já usei, mas digo mais “fazer upload”.
E depois dessas, a única que conhecia era googlar e orkutizar.
Mas Lucia, o Printar eu havia visto como o ato de apertar a tecla Print Screen, e não imprimir… Oo
Googlar, embedar e monetizar é novidade. Falar da orkutização virou modinha (TODAS as redes sociais, seja twitter, tumblr, facebook, reclamam de orkutização. Nunca vi nos dois últimos. No twitter, às vezes), mas não me incomoda, e upar pode soar estranho, mas pra quem lê webnovelas/fanfics já é parte do vocabulário! [:
FLOODAR acho tão engraçado, e ridículo…hahahhaah Significa encher a timeline do twitter de msgs de uma só pessoa… ou então congestionar o site por elevado número de acessos… acho que é isso
eu acho engraçado do verbo FLOPAR hahahaahaha
Ainda existem termos mais feios no mundo da informatica, termos como DROPAR que se refere a deletar uma tabela no banco de dados, através do comando DROP, COMITAR refere-se ao comando commit que efetiva a transação sendo executada. Todas as modificações efetuadas pela transação se tornam visíveis para os outros no Banco de dados e a pior pra mim é a rollbecar, que faz referencia ao comando ROLLBACK que desfaz a transação corrente, fazendo com que todas as modificações realizadas pela transação sejam rejeitadas no banco de dados…são só alguns termos usandos, mas existem muitos outros.
E não tem essa de NERD detect hein….rs
como assim não tem o verbo twittar ??????????
“Upar” eu admito que uso de vez em quando hahaha… Já tinha ouvido o “googlar” e o “orkutizar”… Mas “monetizar” e “embedar”, mel dels… nunca tinha ouvido falar… deve ser linguagem de engenheiro da computação, blogueiro, micreiro… sei lá…
Alguém aí lembrou de “trollar” e “floodar”!! Graaande! Essas eu uso às vezes, mas é mais num tom de ironia com essas modas do twitter mesmo… mas eu participo e acho engraçado, quem acha tudo isso irritante tem mais é que abandonar as redes sociais, pq em todas rola algum tipo de modinha… Mas “dropar” como disseram, realmente é feio pra caramba hahaha
Sinceramente, o pior de todos que vivo ouvindo e sinto a maior vontade de chumbar a cara de quem o diz, é a palavra DELETAR. “Deleta esse arquivo aí”.
Há uma confusão com esta palavra por parte de quem a usa errôneamente: a tecla “Delete” existe ali no nosso teclado, mas não podemos usar essa palavra em inglês, “abrasileirando-a” e colocá-la, ainda por cima no infinitivo, muito menos no tempo presente. É um estupro da língua portuguesa!
“Delete”, do inglês, significa “Apagar”. CUSTA as mentezinhas pequenas lembrarem de simplesmente dizer “APAGA esse arquivo aí.” ?
Caramba! Qual o neologismo surgiu de maneira não-popular? Zapear a tv, fusca (de Wolks), forró (de for all), futebol… da mesma maneira que lá fora tentam falar caipirinha!
Hoje em dia é cult ser reclamão?
Glossar . Ele ja’ escreveu: To glossado…
a vida é assim mesmo, desde os tempos em que voinha era virgem…
umas celebridades inventavam umas palavras horríveis de se falar e
o povão seguia, fazer o que???
agora net q é universal, onde se misturam famosos e anonimos e os abestados continuam imitando!!
Comentado em 25/02/2011 às 21:37 por Lygia:
nunca ouvi NENHUM desses termos.
nunca ouviu upar? my gosh
lucia:
tirar um print não é a mesma coisa que imprimir:
”printar” Não quer dizer exatamente que alguém quer imprimir alguma coisa.
=D Espero ter ajudado
NUNCA ouvi ou li qualquer destes verbos. Deve ser mais na Estratosfera, com certeza.
é serioq tem genteq nunk viu esses verbos? q mundo vc’s vivem? affz
INTERNET ? SEM PALAVRAS !
[...] + Os 5 verbos mais feios da era da internet + Glossário do futebol para namoradas [...]
Depois que personalidade da mídia virou profissão de um inutíl, esses verbos até que fazem sentido..aff.
Nunca ouvi googlar,sempre ouvi googar, que não acho nada ruim.
Termo upar ja tinha visto ouvido e usado rsrsr, mas upload é mais bonito rsrs. tem tbm hackear, vai dizer que nunca ouviram “hackiaram meu orkut” “estão hackando msn” “eu fui hackado”
Acontece que upar não seria subir um arquivo na internet,
Se vem de upload significa carregar, assim como download
significa descarregar, né!
Escuto esses ai o tempo inteiro, mas faltou o pior de todos: bootar (butar) que os tecnicos adoram dizer quando o sistema operacional vai inicializar.
Me add,(ao invés de me adiciona), twitar, blogar
“Eu tenho blogs e orkut ambos mein abandonados por causa do FB e Twitter, uso banda larga e tb nunca vi nenhum destes verbos.”
Ah, Ivani:, você é gay. Nunca ouviu falar de Twittar?????
Termo upar ja tinha visto ouvido e usado rsrsr, mas upload é mais bonito rsrs. tem tbm hackear, vai dizer que nunca ouviram “hackiaram meu orkut” “estão hackando msn” “eu fui hackado”
Quer dizer, Cracker, sim? Noob.
STALKEAR é um ótimo
Printar é péssimo e horroroso de ouvir. Uma lástima que uma língua tão rica como o português seja esquecido aos poucos.
Na boa esse post foi fraco, Muito fraco. upar nao é só pra arquivo, esqueceu do RPG? e pq eu pasmaria? vc nao sabe nada mesmo sem ser de redes sociais, vai viver
Os outros verbos nem são conhecidos, tem tanta coisa horrível rolando na net, e vc vai falar de upar. LOL
Verbo Fapar… hahahah
Ficou faltando o “Kibar” e “stalkear”
Orkutizar é trazer spam, gifs, correntes, enquetes idiotas, etc. você é o horrível por necessariamente associar isso às classes mais baixas.
Esqueceram de blogar, e do novíssimo: Facebookear kkk
Feio pra caramba! Já não bastasse ser feio o bastante escrito, quando tu escuta falarem essas atrocidades fica pior ainda. Se ser moderno é parecer ignorante, eu sou antiquada ao cubo. Essa modinha eu passo.
É impressionante como todo o tempo uma minoria tenta engessar o que é novo, tudo tem que estar no padrão do conveniente, do chic, do educado, do que é decidido por quem diz que sabe de tudo; os senhores do mundo! Dizem o que ou quem ouvir, o que e quem deve ser assistido, qualquer coisa que fuja de seu controle é feio, não educado, de mal gosto. Ainda bem que temos a internet, onde o “conveniente”, “chic”, “educado” podem se adequa a quem usa, uma comunidade onde uma expressão não te define, agrega! aqui não existe a roupa de marca, nem status social que te diferencie do restante, quem pensa, digita! quem gosta, fala em videos! quem não concorda twita, é ouvido, não só ouve como antes, onde o máximo que se podia era resmungar com o vizinho as idiotices que um certo cidadão da mídia falou. Que pavor é essa do povo ter voz? Talvez seja por podemos selecionar o que queremos saber sozinhos. Hoje não existem mais pacote informativos, não somos obrigados a assistir todo um tele jornal para se informar sobre um só assinto tendo que ingerir a palo seco o restante de porcarias que nos injectaram durante décadas.. somos livres consumidores da “informação direta”. Logo, o que se cria aqui, novos verbos exemplos: glooglar, fazem parte do contexto eleito por uma maioria, isso sim é democracia!
stalkear também é meio estranho né??
outra coisa: quem associou “orkutizar” às classes baixas foi o autor da matéria. porque pra mim, “orkutizar” significa passar aqueles posts e correntes inúteis do orkut para o facebook e o twitter. fora o fato de também significar a semelhança de design dos sites. twitter não é coisa de elitista, afinal qualquer pessoa pode ter um!
Como foi bela a nossa língua portuguesa! Por que está acontecendo isso?
Por que há pessoas que acham “upar” bonitinho, moderno, etc, etc.? É porque ninguém estuda mais o português. Essas pessoas são as mesmas que dizem “Vou estar verificando”, “Quem deseja?”, “Ela não se encontra” e outras barbaridades. Daqui a poucos anos (não é “daqui há poucos anos”, é futuro, não passado, ok?) nosso idioma vai ser uma horrorosa mistura de ignorância e idiotice. O Brasil vai ser a grande piada do mundo!
Quanto a você, Sr. Eu, não é “mal gosto” é mau gosto, tá?
| S | T | Q | Q | S | S | D |
|---|---|---|---|---|---|---|
| « fev | ||||||
| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | |
| 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |
| 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |
| 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |
| 28 | 29 | 30 | 31 | |||
© Copyright 2012 Editora Abril S.A. Todos os direitos reservados.