Imagem Blog

Blog da Vejinha Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Novidades, curiosidades e promoções
Continua após publicidade

5 anos de Twitter: Trending Topics que mais bombaram

Uma das características mais marcantes do Twitter é o imediatismo que ele proporciona na divulgação de informações, opiniões e — claro — brincadeiras e outras “bobagens”. Não por acaso, a pergunta que fica no topo da página da rede de microblogs, toda vez que a acessamos, é: “O que está acontecendo?”. Em média, são publicados […]

Por VEJASP
Atualizado em 27 fev 2017, 13h21 - Publicado em 21 mar 2011, 16h41

Uma das características mais marcantes do Twitter é o imediatismo que ele proporciona na divulgação de informações, opiniões e — claro — brincadeiras e outras “bobagens”. Não por acaso, a pergunta que fica no topo da página da rede de microblogs, toda vez que a acessamos, é: “O que está acontecendo?”. Em média, são publicados 140 milhões de tweets por dia. Muitos desses assuntos, naturalmente, ganham maior destaque e acabam sendo amplamente comentados, o que os coloca na relação dos chamados trending topics, os tópicos que são tendência naquele momento. A seguir, uma lista dos cinco assuntos que mais chamaram a atenção nos últimos tempos.

#CalaBocaGalvão — Amado por muitos e odiado por tantos outros, Galvão Bueno, o locutor esportivo número 1 do país, foi alvo de uma campanha que tomou proporções mudiais em plena Copa do Mundo, no ano passado. Encabeçada pela vontade que muitos torcedores tinham de emudecer o narrador durante as partidas, a frase ocupou rapidamente o topo dos “trending topics”, onde permaneceu por pelo menos uma semana. A brincadeira despertou a curiosidade de usuários de outros países e ganhou até um vídeo, feito por brasileiros, explicando que o  “Cala a boca, Galvão” era, na verdade, uma campanha para ajudar a salvar uma espécie de pássaro em extinção.

#ForaSarney — Munidos de sua popularidade e irreverência, um grupo de famosos no qual se incluía os humoristas Rodrigo Scarpa, Marco Luque, Marcos Mion e Felipe Solari e o ator Bruno Gagliasso, entre outros usuários pop, encabeçou em junho de 2009 a manifestação virtual que pedia a saída de José Sarney da presidência do Senado. O barulho foi tamanho que conseguiu — por insistência de usuários brasileiros — atingir até o astro norte-americano Ashton Kutcher. Mas ele não quis saber de brincadeira e deu o seguinte chega-para-lá: “Só vocês tem o poder de expulsar o seu senador. É o seu país e vocês têm que lutar pelo que acreditam. Eu não tenho votos.”

#ZéMayerFacts — Ou “fatos sobre Zé Mayer”. Foi um dos precursores da série “facts” entre os  usuários brasileiros da rede e conheceu seu ápice durante a participação do galã na novela “Viver a Vida”, no segundo semestre de 2009. A ideia da brincadeira, basicamente, era criar fatos e notícias completamente falsas que destacassem o papel do ator tido como garanhão. Exemplos: “Zé Mayer perdeu a virgindade antes do pai”; “Zé Mayer é tão macho que ao lado dele o Super-Homem se chama só Homem”; “Zé Mayer uma vez visitou as Ilhas Virgens. Agora elas são conhecidas apenas como Ilhas.”

Continua após a publicidade

#Chupa — A expressão genérica e, convenhamos, um tanto mal educada, sempre está presente em comentários daqueles que querem se vangloriar de algo. Seja por conta do time de futebol que ganhou a partida, seja por causa participante do “BBB” eliminado do reality show. Constantemente de volta aos tópicos mais comentados, o termo “chupa” ficou internacionalmente popular quando o ator Ashton Kutcher (de novo ele) foi provocado por internautas brasileiros após a virada do Brasil contra os Estados Unidos na partida final da Copa das Confederações, em junho de 2009. No fim das contas, ele levou na esportiva e soltou: “Minha nova palavra preferida é chupa!”

#PutaFaltadeSacanagem — Tudo começou em uma tarde de autógrafos da banda Restart em uma livraria de São Paulo, em abril do ano passado. O evento, preparado para receber 250 fãs, foi cancelado depois que mais de 3.000 pessoas apareceram no local. Foi quando a rede de microblog foi invadida por um vídeo no YouTube, de uma fã indignada, que dizia que aquilo tudo era uma “Uma puta falta de sacanagem”. Na sequência, um outro fã afirmava que iria “Xingar muito no Twitter”.

Quem votou: @marcosmion, @hugogloss, @rafinhabastos, @rosana, @alesie, @interney, @rosana, @pecesiqueira, @felipeneto, @samara7days, @dr_marcelo, @nairbello

+Cinco personagens marcantes do Twitter
+ Os 5 maiores micos do Twitter
+ Os 10 fã-clubes mais encrenqueiros da internet

+ As 10 coisas mais irritantes do Twitter (segundo tuiteiros famosos)
+ As 10 coisas mais irritantes do Twitter (versão do leitor)
+ Os 5 verbos mais feios da era da internet
+ As 10 coisas mais irritantes do Facebook

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.