Imagem Blog

Isabella Fiorentino - TodaBella Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Dicas de moda e beleza
Continua após publicidade

Especial sapatos: peep toe

É um sapato aberto na ponta e fechado atrás, com base frontal mais arredondada e que mostra pelo menos um dedo do pé. O nome vem do inglês “peep”, que significa começar a aparecer, e de “toe”, dedo. A pronúncia é “píp-tôu”. O modelo é super feminino, atemporal, versátil e ao mesmo tempo discreto e […]

Por VEJA SP
Atualizado em 27 fev 2017, 13h16 - Publicado em 11 Maio 2011, 15h41

É um sapato aberto na ponta e fechado atrás, com base frontal mais arredondada e que mostra pelo menos um dedo do pé. O nome vem do inglês “peep”, que significa começar a aparecer, e de “toe”, dedo. A pronúncia é “píp-tôu”.

Peep toe prateado: feminino e atemporal (Foto: Luciano Trevisan)

O modelo é super feminino, atemporal, versátil e ao mesmo tempo discreto e sensual. Além de ser útil tanto no inverno quanto no verão, fica adequado em inúmeras ocasiões, com diferentes graus de formalidade.

Criado nos anos 1940, virou febre na década seguinte e voltou a aparecer nos anos 80, quando passou a ser hit e não saiu mais dos pés das mulheres. Pode ser encontrado nos mais diferentes materiais (couro, verniz, couro texturizado, camurça, cetim etc.) e nas mais diversas variações de saltos (anabela, fino, grosso, saltos trabalhados). Claro, sem esquecer de dizer que é o preferido nas coleções do designer de calçados Christian Louboutin, famoso pelos solados vermelhos.

Esse tipo de sapato vai bem com quase tudo e possibilita infinitas produções, remetendo a um ar elegante. Combina com calça jeans, pantalona de cintura alta, saia lápis, saia com babados, short de alfaiataria, vestido longo de festa, vestido de algodão. Das roupas vanguardistas, casuais e de gala até as calças retas e corsários; tudo pode fazer um bom par com o peep toe.

Continua após a publicidade

Quando usado com meia-calça, possibilita uma infinidade de cores. Exemplos: sapato preto + meia cinza chumbo, preta ou beterraba e sapato marrom + meia café ou vinho. Texturas são bem-vindas: poá, renda, listras e por aí vai.

Também é um modelo perfeito para alongar a silhueta, já que deixa o peito do pé de fora. E não existe contraindicação para nenhum tipo físico! Mas, para ficar mais ainda proporcional, leve em consideração a espessura dos saltos. Pernas finas ficam mais harmoniosas com salto bem alto, mais fino e meia-pata. Se sua perna for mais gordinha ou a panturrilha for grossa, o salto um pouco mais grosso “sustenta” melhor.

Dúvidas sobre moda? Mande sua pergunta pela área para comentários ou pelo e-mail vejinhasp@gmail.com. Caso seja selecionada, ela será respondida pela nossa consultora.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.