Imagem Blog

Terraço Paulistano Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

Após saber que será processado, João Pedrosa pede desculpas a Chico Buarque

Depois de descobrir pela imprensa que o músico Chico Buarque, a ex-mulher Marieta Severo e as suas filhas Silvia e Helena entrariam com um processo por calúnia contra ele, o antiquário e jornalista João Pedrosa se diz arrependido. Ele mandou nesta segunda (18) uma carta de desculpas para o cantor, compositor e escritor. Em dezembro, […]

Por João Batista Jr.
Atualizado em 26 fev 2017, 13h28 - Publicado em 18 jan 2016, 18h02
João Pedrosa: risco e processo após post (Foto: Reprodução/Facebook)

João Pedrosa: processo após post (Foto: Reprodução/Facebook)

Depois de descobrir pela imprensa que o músico Chico Buarque, a ex-mulher Marieta Severo e as suas filhas Silvia e Helena entrariam com um processo por calúnia contra ele, o antiquário e jornalista João Pedrosa se diz arrependido. Ele mandou nesta segunda (18) uma carta de desculpas para o cantor, compositor e escritor. Em dezembro, a atriz Silvia Buarque postou em seu perfil no Instagram uma imagem antiga ao lado do pai e da irmã (veja abaixo). Foi quando Pedrosa deixou o seguinte comentário: “Família de canalhas!!! Que orgulho de ser ladrão!!!” Leia entrevista com ele:

+ MP não enquadra exigência de roupa branca para babás como discriminação

Silvia, Chico Buarque e Helena: comentário de Pedrosa foi feito após ver esta fotografia (Foto: Reprodução/Instagram)

Silvia, Chico Buarque e Helena: comentário de Pedrosa foi feito após ver esta fotografia (Foto: Reprodução/Instagram)

Continua após a publicidade

O que aconteceu?
Sou totalmente antipetista. Toda hora aparece uma notícia nova de corrupção, nossa economia está péssima… A Venezuela é o único país que está pior que o Brasil, mas iremos chegar lá. Foi nesse contexto que fiz esse post, do qual já me arrependi. Estava revoltado, tinha acabado de ver umas imagens de pessoas em hospitais, de uma mulher que pariu na rua. Sou uma pessoa de esquerda, apesar de ser elite. Eu quero que todo mundo tenha uma vida próspera e digna. Do jeito que o Brasil está, os pobres vão acabar morrendo de fome. Isso é muito revoltante.

O senhor seguia o perfil da Silvia Buarque no Instagram?
Não. Não sei como aquela imagem foi parar na minha timeline. O post foi um grito de revolta.

+ O casamento da filha do delator Julio Camargo

O senhor se arrepende?
Sou uma pessoa correta, réu primário. Para mim, isso é uma vergonha. Meu nome está sendo jogado na lama, mas a culpa é minha. Se ele quiser (me processar), é um direito que tem. O que posso fazer?

Por que o senhor não gosta de Chico Buarque?
Em meio às circunstâncias atuais, ele ainda promove o PT e o Movimento dos Sem Terra. Mas esse post fiz sem pensar. Já escrevi uma carta de retratação para ser dada ao advogado dele.

O senhor já o admirou?
Infelizmente, fui fã dele por muitos anos. Tenho 56 anos, também gostava do PT nos primeiros anos. Mas quando a (Luiza) Erundina virou prefeita de São Paulo (1989-1993), foi um horror e desisti do partido.

Continua após a publicidade

Em quem o senhor votou na última eleição presidencial?
No Aécio Neves. Ia votar em quem, na Marina Silva? Olha, no Brasil, nunca se vota para o melhor – mas para o menos pior.

Leia a íntegra da carta com o pedido de desculpas:

“Carta a Chico Buarque e família,

Continua após a publicidade

Estou escrevendo essa carta para me desculpar, se isso for possível. Eu errei e me excedi ao insultar a sua família. Infelizmente a política brasileira nos colocou em campos opostos, assim como acontece com toda a nação.

Quero crer que nós queremos a mesma coisa para os brasileiros por vias opostas, uma vida digna e próspera. A sua via é o socialismo, e a minha, o capitalismo. Desde a eleição da presidente, o Brasil entrou numa espiral negativa de ódio de classes, racial e política, que mergulhou o Brasil num caminho de decadência econômica, moral e social inegáveis, que eu acredito tragicamente irreversíveis, foi isso que motivou o meu ódio, e o meu comentário errado e infeliz.

O meu insulto foi motivado por sua associação ao PT e ao MST, são eles que eu considero ameaça à nossa dignidade e nossa democracia. Fui motivado pelas mulheres que estão dando à luz nas calçadas, aos velhos sem atendimento nos chãos dos hospitais, e principalmente, aos milhões de pais de famílias impedidos de darem pão e dignidade às suas famílias e vidas, enquanto os políticos patrocinam copas e olimpíadas, e o enriquecimento, e poder pessoal deles.

Continua após a publicidade

Espero que acredite que o meu arrependimento é sincero, e eu afirmo que é, mas também são extremos a minha revolta e indignação com o nosso momento atual, foi isso que motivou o meu erro.

Sem mais, sinceramente,”

João Pedrosa

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.