Imagem Blog

Terraço Paulistano Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

Jonathan Duran, pai de menino que teria sido discriminado por vendedora da Animale, pensa em processar a grife

Americano natural da Louisiana, um dos estados onde há mais relatos de casos de racismo nos Estados Unidos, o executivo Jonathan Duran, de 43 anos, que trabalha no banco Bradesco Prime, na Avenida Paulista, teria vivenciado uma situação de preconceito aqui no Brasil. + Kim Kardashian criou coleção para a C&A do Brasil No último […]

Por João Batista Jr.
Atualizado em 26 fev 2017, 18h09 - Publicado em 1 abr 2015, 21h47

Americano natural da Louisiana, um dos estados onde há mais relatos de casos de racismo nos Estados Unidos, o executivo Jonathan Duran, de 43 anos, que trabalha no banco Bradesco Prime, na Avenida Paulista, teria vivenciado uma situação de preconceito aqui no Brasil.

+ Kim Kardashian criou coleção para a C&A do Brasil

No último dia 28, ele afirma que estava na Rua Oscar Freire quando seu filho Lucas, de 8 anos, foi avisado por uma funcionária da grife Animale que “ele não poderia vender nada por ali”. Essa teria ocorrido quando o pai e o filho, que é negro, estavam na calçada e não dentro da loja. Enquanto isso, Ednilce, mulher de Jonathan, fazia compras em uma loja de sapatos a poucos metros dali.

Jonathan Duran, cujo filho sofreu preconceito em loja da Oscar Freiure: pensa em processar a Animale (Foto: Adriano Conter)

Jonathan Duran: seu filho foi vítima de preconceito (Foto: Adriano Conter)

O que aconteceu?
Minha mulher foi comprar sapatos, então levei meu filho para tomarmos sorvete na Ben & Jerry’s. Como a calçada sempre está cheia, ficamos em um canto para eu poder ligar para a minha mulher. Foi quando uma funcionária da Animale, em um ato de discriminação, falou para o meu filho que ele não poderia vender nada ali. Foi puro preconceito.

Continua após a publicidade

O que o senhor fez após o ocorrido?
Decidi postar em minha página do Facebook o fato para que outras pessoas tomassem conhecimento (até agora, seu texto teve 3 300 compartilhamentos e 6 900 curtidas). Logo em seguida, a responsável pela rede social da Animale entrou em contato e foi educada, ainda no final de semana. Na segunda, no entanto, tudo mudou. A gerente da marca ligou dizendo que iriam apurara o caso, ver se de fato ele aconteceu.

+ Alexandre Padilha e Thássia Alves levam a filha para a casa

O senhor pensa em processar a grife?
Tudo está caminhando para esse sentido. Até agora, eu sequer tive um pedido formal de desculpas da marca. Penso que seria uma oportunidade para a empresa criar mecanismos para isso não acontecer de novo. Colocar a culpa na funcionária que fez o que fez não seria o caminho ideal. Afinal, o comportamento dela não foi uma atitude isolada. Certamente, deve ter sido pressionada por sua chefe a fazer isso com as crianças que passam por lá. Ao não de desculpar e não reconhecer o erro, a marca permite que ele ocorra novamente.

O seu filho percebeu o que aconteceu naquela tarde de sábado?
Não, ele não tem dimensão das coisas. Eu e minha mulher conversamos que temos de prepará-lo para enfrentar situações como essa no futuro, infelizmente. Tivemos o apoio da escola que ele frequenta, em Perdizes, bairro onde moramos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.