Imagem Blog

Em Terapia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Cheixas
Terapeuta analítico-comportamental e mestre em Neurociências e Comportamento pela USP, Cheixas propõe usar a psicologia na abordagem de temas relevantes sobre a vida na metrópole.
Continua após publicidade

Um papo rápido sobre o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

O que é: Distúrbio mental caracterizado pela presença de obsessões e/ou compulsões. Obsessões: Pensamentos ou imagens involuntários que aparecem de forma recorrente e persistente. Exemplos: Medos de contaminação e de falhas; pensamentos indesejáveis e perturbadores de conteúdo violento ou agressivo (ferir ou agredir alguém) ou sexual; pensamentos supersticiosos. + Como detectar a causa de um […]

Por Carolina Giovanelli
Atualizado em 26 fev 2017, 15h03 - Publicado em 19 ago 2015, 12h00

Lavar mãos

O que é: Distúrbio mental caracterizado pela presença de obsessões e/ou compulsões.

Obsessões: Pensamentos ou imagens involuntários que aparecem de forma recorrente e persistente. Exemplos: Medos de contaminação e de falhas; pensamentos indesejáveis e perturbadores de conteúdo violento ou agressivo (ferir ou agredir alguém) ou sexual; pensamentos supersticiosos.

+ Como detectar a causa de um comportamento inadequado?

Compulsões: Comportamentos voluntários repetitivos, emitidos em excesso, que a pessoa faz para aliviar a ansiedade geradas pelas obsessões ou para prevenir falhas baseadas em crenças falsas. Exemplos de Compulsões Motoras: lavar as mãos repetidas vezes para evitar contaminação; verificar repetidamente portas e janelas ou o registro de gás; organização baseada em simetria ou regras; acumular objetos sem utilidade; repetições inúteis: tocar, bater de leve, raspar, estalar os dedos, sentar e levantar. Exemplos de Compulsões Mentais: contar, rezar, repetir palavras ou frases em silêncio, checar argumentos.

Diagnóstico: Presença de pensamentos recorrentes (percebidos como intrusivos) e/ou comportamentos ritualísticos em resposta a uma obsessão ou para atender a regras que devem ser rigorosamente seguidas. Vale ressaltar que a simples presença de uma obsessão ou de uma compulsão não garantem que se trata de TOC. O diagnóstico é um processo complexo que leva em conta a combinação, a frequência, a intensidade e a duração dos sinais e sintomas citados acima e, portanto, só pode ser feito por profissional habilitado.

+ Um papo rápido sobre o transtorno bipolar

Causas: Não são bem conhecidas. Os estudos científicos existentes apontam para uma causa multifatorial, incluindo a genética combinada com a história de aprendizagem. O uso de substâncias químicas (drogas ilegais e medicamentos) bem como traumatismos encefálicos também podem causar o TOC

Tratamento: Medicamentos reguladores da ação da serotonina (molécula presente no cérebro e que participa da modulação de vários comportamentos e emoções) combinados com psicoterapia (a terapia analítico-comportamental tem os maiores índices de sucesso no tratamento deste transtorno).

Informações adicionais: Cerca de 2,5% de toda a população terão sintomas de TOC alguma vez na vida. Pessoas ilustres que apresentaram TOC: Albert Einstein, Charles Darwin, Michelangelo e Winston Churchill.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.