Imagem Blog

Pergunte ao Doutor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Comer chocolate ajuda a aliviar os sintomas da TPM?

  Mudança de humor, inchaço e alterações de apetite estão entre os sintomas de quem sofre de tensão pré-menstrual, a TPM. Esse período ingrato pode tirar a mulher do sério e de quem está ao seu redor. Para algumas sofredoras, o “remédio” está  na caixa de bombons e nas grandes barras de chocolate, que servem como […]

Por VEJA SP
Atualizado em 25 fev 2017, 20h46 - Publicado em 5 dez 2016, 18h52

ressaca

 

Mudança de humor, inchaço e alterações de apetite estão entre os sintomas de quem sofre de tensão pré-menstrual, a TPM. Esse período ingrato pode tirar a mulher do sério e de quem está ao seu redor. Para algumas sofredoras, o “remédio” está  na caixa de bombons e nas grandes barras de chocolate, que servem como um abraço nos dias de grande stress.

Mas será que realmente existe uma relação entre o alimento e o bem-estar? De acordo com Iara Linhares, ginecologista e professora do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, a maioria das pesquisas feitas sobre o assunto mostra que o chocolate, de fato, pode ajudar a se sentir melhor.

Continua após a publicidade

+ Comer de três em três horas emagrece?

“Os estudos afirmam que alguns componentes do chocolate, como metilxantinas, aminas biogênicas e alguns ácidos gordurosos são capazes de alterar o humor, independentemente de se estar com TPM ou não”, explica. Esse efeito, segundo as pesquisas, parece funcionar mais sobre as mulheres do que em homens.

 + Tomar água com limão pela manhã limpa o organismo?

No entanto, a ginecologista alerta: o consumo excessivo pode aumentar o colesterol e contribuir com a obesidade. “Dê preferência aos mais amargos, com mais cacau. E coma apenas um pedacinho”, aconselha ela. Exercícios físicos também ajudam a aliviar os sintomas. “A TPM tem vários graus e, em alguns casos, a paciente pode precisar de intervenção médica, com remédios psiquiátricos”, ressalta.

*O conteúdo deste post não substitui uma consulta médica. Procure sempre seu médico.

Por Ana Luiza Cardoso

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.