Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Leila Cordeiro publicou no Facebook uma declaração de amor a Eliakim Araújo, morto no domingo

Antes de Fátima Bernardes e William Bonner, um casal já havia marcado a história do telejornalismo brasileiro: Eliakim Araújo e Leila Cordeiro apresentaram o Jornal da Globo em 1983, além de outros noticiários da TV. A notícia da morte do jornalista, divulgada no domingo (17), comoveu quem cresceu nos anos 80 e deixou perguntas sobre […]

Por VEJASP
Atualizado em 26 fev 2017, 11h54 - Publicado em 18 jul 2016, 18h09

leila-eliakim

Antes de Fátima Bernardes e William Bonner, um casal já havia marcado a história do telejornalismo brasileiro: Eliakim Araújo e Leila Cordeiro apresentaram o Jornal da Globo em 1983, além de outros noticiários da TV. A notícia da morte do jornalista, divulgada no domingo (17), comoveu quem cresceu nos anos 80 e deixou perguntas sobre como vivia uma das duplas de apresentadores mais populares da época.

+ Curiosa história de casal que se conheceu no Twitter está emocionando a internet

Leila e Eliakim moravam na Flórida, Estados Unidos, onde ele tratava um câncer no pâncreas, doença diagnosticada há cerca de um mês. Ele não resistiu a um tratamento de quimioterapia, iniciado há cerca de um mês. O casal trabalhava em um canal de notícias local.

Continua após a publicidade

No Facebook, Leila publicou um post sobre sua relação com Eliakim que emocionou seus seguidores. Uma verdadeira declaração de amor. “Senti de alguma maneira que ele estava indo embora. Tirei a aliança da mão dele que começava a ficar inchada e disse que a penduraria no meu cordão, pois mais tarde quando ele voltasse pra casa eu o pediria em casamento de novo“, escreve, em um trecho. “Queridos amigos, está difícil viver sem ele, muito difícil. É como se eu tivesse perdido a metade do meu corpo.”

Leia a íntegra:

“Há 45 dias abandonei minhas postagens aqui no Facebook para lutar na pior batalha de nossas vidas, contra um câncer inesperado que surgiu avassalador no pâncreas do Eliakim , com metástase para o fígado e vias biliares. Começava ali a guerra. Ele me pediu para manter a doença fora das páginas de sites e jornais, pois ele acreditava que iria sair dessa e que voltaria a aparecer saudável como antes.

Continua após a publicidade

Foram muitos exames, resultados desesperadores e altos e baixos na saúde dele. Ao começar a quimioterapia também vieram os efeitos colaterais, mas o importante é que ele sempre acreditou, até o último instante, que ficaria curado. Jamais deixei que ele perdesse a esperança, mesmo quando ele parecia perdê-la. Jamais deixei de estar ao lado dele um segundo sequer. Abandonei a minha vida para salvar a dele, ou pelo menos , tentar prolongá-la.

Foram os piores 45 dias da minha vida. Parecia que um tsunami tinha passado em cima da gente. Mas em nenhum momento nos revoltamos contra a situação. Afinal, não podíamos perder tempo com sentimentos negativos. Meu consolo é que o nosso amor foi ainda mais consolidado nesse período de aflição. Todos os dias trocávamos palavras de carinho e fazíamos planos para o futuro. Eu sabia que eles não iriam acontecer, mas jamais deixei que ele descobrisse isso.

Foi tudo muito rápido. Entre idas e vindas ao hospital, onde foi transferido três vezes para a UTI. Mas na última vez, ele não conseguiu voltar para casa. Neste último sábado passei o dia inteiro com ele no hospital, o que aliás era minha rotina, mas foi diferente. Senti de alguma maneira que ele estava indo embora. Tirei a aliança da mão dele que começava a ficar inchada e disse que a penduraria no meu cordão, pois mais tarde quando ele voltasse pra casa eu o pediria em casamento de novo.

Continua após a publicidade

Infelizmente, na madrugada de domingo aconteceu o que todos nós temíamos. Ele começou a passar mal no quarto do hospital e foi logo transferido para a UTI para respirar por aparelhos. Por incrível que pareça, ele não entrou em coma, foi sedado, mas para surpresa das enfermeiras ele tentou arrancar o tubo de respiração duas vezes. Elas desesperadas colocaram de novo o equipamento mas não conseguiram sedá-lo. Aí, surgiu a dúvida se ele queria arrancar porque estava desistindo da vida ou simplesmente porque o tal tubo o estava incomodando. Não pensamos duas vezes, Ana nossa filha e eu, perguntamos a ele ainda nos seus últimos momentos de lucidez se ele queria que mantivéssemos o tubo e ele respondeu com um tímido movimento afirmativo de cabeça. Perguntamos se ele queria lutar mais pra ficar mais tempo entre nós, e ele novamente afirmou com um balanço ainda mais devagar de cabeça dizendo que sim.

Por isso, o mantivemos entubado até o seu último suspiro de luta pela vida. Ali pudemos nos despedir dele. A enfermeira disse que o nosso querido estava nos ouvindo ainda.Por isso, nos demos as mãos, nossos filhos Alexandre, Frederico, Ana , Lucas e eu, e cada um se despediu dele à sua maneira. Sempre despejando sobre o nosso Eliakim todo o amor que sentimos por ele. E assim ele se foi. Ouvimos o silêncio do bip da máquina, o silêncio da vida de Eliakim Araujo, que terminou como começou, cercado de muito amor e carinho.

Eis aqui a nossa história. Infelizmente bem diferente daquela que vivemos intensamente nesses 32 anos, mas assim mesmo, vitoriosa. Afinal, ele não chegou a sentir os efeitos totais e devastadores dessa terrível doença. Ele se foi tendo sofrido um pouco, mas não a ponto de perder a esperança de sobreviver.

Continua após a publicidade

Queridos amigos, está difícil viver sem ele, muito difícil. É como se eu tivesse perdido a metade do meu corpo. Mas vou recuperá-lo em homenagem ao meu amor. Fiquei muito feliz e tenho certeza de que ele também ao ver aqui e em outras redes sociais tantas homenagens, tantas palavras de amor, respeito e amizade por ele. Muito obrigada a todos por tudo.

Estou com a alma lavada ao ver o reconhecimento do público a esse grande homem e profissional. Obrigada aos amigos, à família pelo apoio e principalmente ao Fantastic 4, o quarteto dos irmãos que tem estado comigo o tempo todo.

Hoje temos uma tarefa terrível. Encomendar a cremação do corpo de Eliakim. (ô coisa difícil de dizer!!!!!) Não faremos velório de corpo presente. Ele detestaria isso. Me dizia que não queria que as pessoas o vissem tão debilitado. Por isso, a cerimônia em homenagem a ele será na beira da praia de Fort Lauderdale, onde vivemos durante dois anos e meio uma fase de sonho, talvez um presente de Deus ao nosso guerreiro, como se o estivesse preparando para o adeus dessa vida.

Continua após a publicidade

Um pequeno grupo formado pelos filhos e amigos, vamos jogar suas cinzas no mar, vestidos de branco, cada um com a oração e a mensagem que queira enviar ao nosso Eliakim, com bolas brancas que levarão cada pedacinho do nosso grande amor até a eternidade. Estou chorando muito ao escrever isso, mas ao mesmo tempo estou me consolando por ver que todo esse nosso imenso amor gerou frutos e viralizou, inundando corações e mentes, para provar que o amor pode tudo, até suportar uma separação inesperada e dolorida. Sei que continuamos juntos e assim estaremos para sempre.

Quero agradecer também à linda e emocionante homenagem do Fantástico ao nosso grande guerreiro e mestre. Meu amor, tudo isso foi pra você!!!”

leila

Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.