Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Jornalista dinamarquês desiste de cobrir Copa do Mundo e publica desabafo no Facebook

O jornalista dinamarquês Mikkel Jensen tinha um sonho: cobrir a Copa do Mundo no Brasil para ver “o melhor esporte do mundo em um país maravilhoso”. Depois de estudar português e aprender mais sobre o país, ele se mudou para cá em setembro de 2013. De tão decepcionado com o que viu, preferiu voltar ao […]

Por Tiago Faria Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 22h12 - Publicado em 15 abr 2014, 20h31

jornalistadinamarques

O jornalista dinamarquês Mikkel Jensen tinha um sonho: cobrir a Copa do Mundo no Brasil para ver “o melhor esporte do mundo em um país maravilhoso”. Depois de estudar português e aprender mais sobre o país, ele se mudou para cá em setembro de 2013. De tão decepcionado com o que viu, preferiu voltar ao seu país antes do Mundial.

+ Pharrell se emociona ao ver vídeos feitos por fãs

As experiências de Mikkel no Brasil, principalmente em comunidades mais pobres, renderam um longo desabafo na conta dele do Facebook que pode parecer assustador até para brasileiros. O depoimento provocou reações fortes na internet.

“Durante cinco meses fiquei documentando as consequências da Copa. Existem várias: remoções, forças armadas e PMs nas comunidades, corrupção, projetos sociais fechando. Eu descobri que todos os projetos e mudanças são por causa de pessoas como eu – um gringo –  e também de uma parte da imprensa internacional. Eu sou um cara usado para impressionar”, escreveu.

+ Roberto Carlos some de anúncio polêmico de carne

Em março, o mal estar chegou ao limite em uma visita a Fortaleza, a “cidade mais violenta a receber um jogo da Copa do Mundo”. “Fiquei sabendo que algumas estão desaparecidas. Muitas vezes, são mortas quando estão dormindo à noite em área com muitos turistas. Por quê? Para deixar a cidade limpa para os gringos e a imprensa internacional? Por causa de mim?”, escreveu.

Continua após a publicidade

Leia o depoimento completo de Mikkel:

A Copa – uma grande ilusão preparada para os gringos

Quase dois anos e meio atrás eu estava sonhando em cobrir a Copa do Mundo no Brasil. O melhor esporte do mundo em um país maravilhoso. Eu fiz um plano e fui estudar no Brasil, aprendi português e estava preparado para voltar.

Voltei em setembro de 2013. O sonho seria cumprido. Mas hoje, dois meses antes da festa da Copa, eu decidi que não vou continuar aqui. O sonho se transformou em um pesadelo.

Durante cinco meses fiquei documentando as consequências da Copa. Existem várias: remoções, forças armadas e PMs nas comunidades, corrupção, projetos sociais fechando. Eu descobri que todos os projetos e mudanças são por causa de pessoas como eu – um gringo – e também uma parte da imprensa internacional. Eu sou um cara usado para impressionar.

Continua após a publicidade

Em março, eu estive em Fortaleza para conhecer a cidade mais violenta a receber um jogo de Copa do Mundo até hoje. Falei com algumas pessoas que me colocaram em contato com crianças da rua, e fiquei sabendo que algumas estão desaparecidas. Muitas vezes, são mortas quando estão dormindo à noite em área com muitos turistas. Por quê? Para deixar a cidade limpa para os gringos e a imprensa internacional? Por causa de mim?

Em Fortaleza eu encontrei com Allison, 13 anos, que vive nas ruas da cidade. Um cara com uma vida muito difícil. Ele não tinha nada – só um pacote de amendoins. Quando nos encontramos ele me ofereceu tudo o que tinha, ou seja, os amendoins. Esse cara, que não tem nada, ofereceu a única coisa de valor que tinha para um gringo que carregava equipamentos de filmagem no valor de R$ 10.000 e um Master Card no bolso. Inacreditável.

Mas a vida dele está em perigo por causa de pessoas como eu. Ele corre o risco de se tornar a próxima vítima da limpeza que acontece na cidade de Fortaleza.

Eu não posso cobrir esse evento depois de saber que o preço da Copa não só é o mais alto da história em reais – também é um preço que eu estou convencido incluindo vidas das crianças.

Hoje, vou voltar para Dinamarca e não voltarei para o Brasil. Minha presença só está contribuindo para um desagradável show do Brasil. Um show, que eu dois anos e meio atrás estava sonhando em participar, mas hoje eu vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para criticar e focar no preço real da Copa do Mundo do Brasil.

Continua após a publicidade

Alguém quer dois ingressos para França x Equador no dia 25 de junho?

Mikkel Jensen – Jornalista independente da Dinamarca

A polêmica:

O desabafo provocou polêmica nas redes sociais e deixou muita gente dividida entre acreditar ou não no depoimento do jornalista. Foi escrito até um texto no Facebook investigando o passado do jornalista e realizada uma entrevista com o dinamarquês, que estaria fazendo um documentário sobre o Brasil. Confira algumas reações:

O desabafo do jornalista tem fundamento? Merece ser levado em consideração? Deixe sua opinião. Clique aqui para ler mais notícias e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.