Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Psiquiatras criticam cenas de tratamento de Paloma em ‘Amor à Vida’: “Não correspondem à realidade”

Depois dos enfermeiros, agora são os psiquiatras que protestam contra a novela Amor à Vida. A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) divulgou nesta sexta (6) uma nota de esclarecimento para a TV Globo. No texto, o grupo reclama sobre a forma como o folhetim de Walcyr Carrasco retrata o tratamento psiquiátrico de Paloma, interpretada por […]

Por Tiago Faria Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 fev 2017, 00h18 - Publicado em 7 set 2013, 11h11

Depois dos enfermeiros, agora são os psiquiatras que protestam contra a novela Amor à Vida.

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) divulgou nesta sexta (6) uma nota de esclarecimento para a TV Globo. No texto, o grupo reclama sobre a forma como o folhetim de Walcyr Carrasco retrata o tratamento psiquiátrico de Paloma, interpretada por Paolla Oliveira.

“A condução do tratamento dado à personagem não corresponde à realidade”, diz o texto. O tratamento de eletrochoque a que a personagem será submetida nos próximos capítulos, segundo a entidade, “é um procedimento seguro, eficaz e indolor”, indicado apenas para pacientes que não tiveram resultados satisfatórios com a medicação. A associação se preocupa com “a repercussão e o impacto que cenas tão agressivas podem provocar na sociedade”.

+ Pegação de Michel e Patrícia provoca polêmica em ‘Amor à Vida’: sexy ou apelativo?

E mais: a associação vê como equivocado o fato de que, na novela, a psiquiatra deu um diagnóstico baseado em “achismo”. Diz ainda que a trama pode estimular a “psicofobia” da sociedade, que seria o preconceito contra pessoas com transtornos mentais.

O autor da novela ainda não se manifestou contra o caso. Na polêmica provocada pelos enfermeiros, Walcyr havia dito defendido as “liberdades da ficção”. Mas a reação dos especialistas novamente mostra que os furos do enredo de Amor à Vida incomodam muita gente – e não apenas o espectador que se irrita com a falta de coerência na história contada todas as noites na TV.

Dê sua opinião: o autor da novela Amor à Vida deveria ser mais cuidadoso no retrato de procedimentos médicos? Ou, na ficção, tudo vale? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.