Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

O emoticon completa hoje 30 anos. Quem vive (ou escreve) sem ele?

Ele nasceu assim :-), resultado de uma brincadeira nos bastidores do setor de tecnologia e computação da Carnegie Mellon University, na Pensilvânia. Foi idealizado pelo professor e pesquisador Scott E. Fahlman, no início dos anos 80, quando ele e seus colegas começavam a usar as primeiras plataformas de comunicação online. Como os assuntos discutidos nos […]

Por VEJASP
Atualizado em 27 fev 2017, 12h05 - Publicado em 19 set 2012, 20h08

Ele nasceu assim :-), resultado de uma brincadeira nos bastidores do setor de tecnologia e computação da Carnegie Mellon University, na Pensilvânia.

Foi idealizado pelo professor e pesquisador Scott E. Fahlman, no início dos anos 80, quando ele e seus colegas começavam a usar as primeiras plataformas de comunicação online.

Como os assuntos discutidos nos “newsgroup” da faculdade eram, em sua grande maioria, relacionados ao trabalho, muitas pessoas não entendiam quando alguém fazia uma piada no meio da conversa :-/.

Foi em 19 de setembro de 1982 que Scott fez seu primeiro post sugerindo o uso dos caracteres 🙂 para sinalizar o conteúdo engraçado e 🙁 para indicar comentários que não deveriam ser levados a sério.

Continua após a publicidade

Em poucas semanas, os símbolos se tornaram uma febre entre os usuários de murais online e logo se espalharam para além das dependências da faculdade. O próximo emoticon a ser criado foi o piscando ;-).

Com a popularização da internet e o surgimento do e-mail, nos anos 90, os emoticons ganharam corpo e animações. Há quem diz que os chamados “emoticons modernos” são a combinação do símbolo de Fahlman com o Smiley, a famosa carinha amarela e sorridente criada nos anos 60.

Fahlman diz que criou seu emoticon pensando puro e simplesmente em facilitar a comunicação online, além de tentar representar sentimentos na tela do computador. Ele acha que os emoticons modernos, gordinhos e cheios de animação fogem à sua proposta.

Continua após a publicidade

Seja moderno ou vintage, que texto ou conversa resiste a eles? 😀

(As imagens deste post são da americana Jessica Lyew-Ayee. Para ver mais, clique aqui)

(Carolina Romanini)

+ Galeria: fotos clássicas com um colorido a mais
+ Música: figurinos que marcaram a história do pop

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.