Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Caetano: 70 anos em sete gafes inesquecíveis

Quer uma prova do poder de influência de Caetano Veloso nas redes sociais? Hoje, o tropicalista passou boa parte do dia na lista dos assuntos mais quentes do Twitter. Todos queriam dar parabéns ao compositor, que será homenageado com uma coletânea de versões gravadas por artistas como Marcelo Camelo, Beck e a banda The Magic […]

Por VEJASP
Atualizado em 27 fev 2017, 12h14 - Publicado em 7 ago 2012, 21h13

Quer uma prova do poder de influência de Caetano Veloso nas redes sociais? Hoje, o tropicalista passou boa parte do dia na lista dos assuntos mais quentes do Twitter. Todos queriam dar parabéns ao compositor, que será homenageado com uma coletânea de versões gravadas por artistas como Marcelo Camelo, Beck e a banda The Magic Numbers. Festa merecida, certo?

Certíssimo. Mas, como o Pop! Pop! Pop! não é lugar para rasgar seda, não poderíamos deixar de celebrar uma força estranha do baiano: o talento para provocar polêmicas, gafes, falatório e cenas divertidas – quase todas registradas e arquivadas na internet. Com vocês, sete micos inesquecíveis de Caê:

1 – “P*, MTV!”

No Vídeo Music Brasil de 2004, Caetano deu piti, irritado com as falhas de som. Se apresentava ao lado de David Byrne, ex-Talking Heads. “Pessoal da ‘emetevê’, vergonha na cara, vamos começar de novo e bota essa p* pra funcionar direito!”, reclamou. Logo em seguida, o apresentador Selton Mello não perdeu a piada.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=34bz8hWYLM8?feature=oembed&w=500&h=375%5D

Continua após a publicidade

2 – Uma queda estraaaanha

Calma, tá tudo bem agora. Mas, para quem foi ao show de Caetano em Brasília, em 2009, a cena provocou alguns segundos dramáticos de suspense: no bis, quando cantava “Força Estranha”, o cantor deu um passo em falso e… Bem, o YouTube está aí para nos lembrar da videocassetada.

https://www.youtube.com/watch?v=m7_hvs5EaJ4

3 – Imbróglio com Piovani

Continua após a publicidade

Foi uma dessas confusões irresistíveis: em 2007, Luana Piovani comentou à imprensa que o compositor, recém-separado da empresária Paula Lavigne, havia escrito a música “Um Sonho” para ela. Caetano desmentiu. E a atriz o chamou de “banana de pijama”. Pouco depois, o cantor confirmou: sim, escreveu a música pensando em Luana. Ninguém entendeu mais nada.

4 – O “surto” de Tom Zé

Essa entrou até no “Guia dos Curiosos”, de Marcelo Duarte: em 2008, Caetano comentou em seu blog que o disco “Estudando a Bossa”, de Tom Zé, era “muito legal, muito ele mesmo”. Pronto. O amigo tropicalista não gostou dos elogios e mandou bala em um show no Auditório Ibirapuera: “Não posso aceitar agora o seu colo e do grupo baiano, que durante todos esses anos me separaram até do que era meu, enquanto gozavam todo o prestígio e privilégios”, atacou. O blogueiro avaliou o caso como um “surto de ressentimento”. E não se fala mais nisso.

Continua após a publicidade

5 – O samba “racista” de Noel

Em 2008, Caetano polemizou no palco ao afirmar que o clássico “Feitiço da Vila” é racista. “É uma canção de afirmação da classe média letrada contra o samba do morro. Basicamente é uma canção racista, e é chocante dizer isso porque é uma canção de Noel”. Neste vídeo, veja a “aula” na íntegra (que, na web, incomodou muita gente):

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=JITbSJWLJJE?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Continua após a publicidade

6 – Lobão tem razão?

Não é de hoje que Lobão e Caetano vivem uma relação de tapas e afagos. A rusga rendeu uma esquentada troca de alfinetadas musicais. A música “Rock n’ Raul”, lançada por Caetano em 2000, desagradou a Lobão, que escreveu “Para o Mano Caetano” em resposta. Como tréplica, recebeu “Lobão tem Razão”, em 2008. Próximo round? Virá sim.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=KQHKOCODASs?feature=oembed&w=500&h=281%5D

7 – Caetano & Gadu

Continua após a publicidade

A provocação mais recente: Caetano interpretou “Shimbalaiê” com Maria Gadu em um especial de TV. Precisa comentar?

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=MOdEUtJ9GBc?feature=oembed&w=500&h=281%5D

+ Nina não está só: cinco heroínas com sede de vingança
+ Eleições 2012: os jingles mais infames da temporada
+ Site elege os melhores vilões deste século
+ As mil e uma paródias do hit ‘Call Me Maybe’

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.