Imagem Blog

Carol Pascoal - Passagem de Som Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Dicas e novidades sobre o universo musical.
Continua após publicidade

Arnaldo Antunes fala sobre o seu Acústico MTV

Elétrico no palco desde a época dos Titãs, o cantor e compositor Arnaldo Antunes comemora os trinta anos em atividade com o Acústico MTV, lançado em maio. Apesar de o formato desplugado sugerir uma certa tranquilidade, ele não economiza em danças e giros, como o público pôde comprovar na série de seis exibições com ingressos […]

Por Leonam Bernardo
Atualizado em 27 fev 2017, 12h09 - Publicado em 25 ago 2012, 07h00

O cantor e compositor: “Eu me seguro para ficar no banquinho, mas não aguento” (Foto: Divulgação)

Elétrico no palco desde a época dos Titãs, o cantor e compositor Arnaldo Antunes comemora os trinta anos em atividade com o Acústico MTV, lançado em maio. Apesar de o formato desplugado sugerir uma certa tranquilidade, ele não economiza em danças e giros, como o público pôde comprovar na série de seis exibições com ingressos esgotados realizada em junho no Sesc Belenzinho. Acompanhado por uma banda talentosa  formada por Betão Aguiar (baixo, guitarra e violão), Chico Salem (violão e banjo), Curumin (bateria), Edgard Scandurra (violão) e Marcelo Jeneci (teclados e acordeão) –, o artista leva o mesmo espetáculo ao Credicard Hall. A cenografia da apresentação é graciosa. Criada pelo estilista Marcelo Sommer, assim como o figurino, trata-se de um carrossel adornado por uma cúpula de luzes semelhantes as de quermesse.Como o repertório abrange diferentes fases da trajetória de Arnaldo Antunes, a plateia costuma reunir fãs novos e antigos. Além de faixas dos Titãs (Comida e Hereditário), dos Tribalistas (Passe em Casa) e da carreira-solo (A Casa É Sua e Envelhecer), há canções autorais registradas por outros intérpretes (Alma) e as inéditas Dentro de um Sonho e Ligado a Você. Confira a entrevista:

O Acústico MTV foi gravado para comemorar os seus 30 anos de carreira ou o convite da MTV foi uma coincidência? 

Não foi gravado intencionalmente para comemorar, mas foi uma feliz coincidência, porque acabou sendo uma oportunidade de reler a carreira em um formato novo. Para mim, foi interessante escolher um repertório bastante representativo da minha trajetória.

Por que escolheu um carrossel como cenário?

Na verdade, partiu de mim a ideia de fazer um palco em que pudéssemos tocar em círculo. Essa é uma situação muito confortável, porque é a maneira como a gente ensaia. Dá para nos olharmos. Eu gosto desse clima de intimidade e de cumplicidade entre os músicos. Nos shows, como ficava de frente para o público, perdia essa coisa de estar se olhando. Pensei em um palco giratório, mas a ideia das luzes e do carrossel foi do estilista Marcelo Sommer, que também fez os figurinos.

Continua após a publicidade

Como selecionou as músicas que entrariam no trabalho?

Foi um processo difícil, mas prazeroso. Pensei em algumas frentes que tinham de ser representadas: a carreira-solo, os Titãs, algo da época dos Tribalistas, músicas minhas que outros intérpretes gravaram e canções inéditas. A partir daí, fiz uma triagem, porque eu queria um equilíbrio entre músicas de sucesso e do lado B, contudo o critério principal foi o que eu estava com vontade de cantar. Também pedi auxílio para a banda e o Liminha, que produziu o disco.

A música Envelhecer entrou em Iê Iê Iê, no Ao Vivo Lá em Casa e no Acústico MTV. Ela tem um significado importante para você? 

Por se tratar de um trabalho mais recente, eu queria incluir poucas músicas do Iê Iê Iê. Envelhecer é uma música representativa, mas não foi escolhida pela questão do envelhecimento ou da idade como uma coisa pessoal. É uma canção que eu gosto muito e que trata de um assunto pouco falado.

Arnaldo Antunes e banda: cenografia e figurino assinados por Marcelo Sommer (Foto: Pedro Abude)

Continua após a publicidade

Os músicos de sua banda têm projetos paralelos. Mesmo assim você está com a mesma formação desde Iê Iê Iê. Encontrou a formação ideal?

Eu acho um privilégio tocar com essa banda. Fiquei muito contente com o resultado da gravação de  Iê Iê Iê. Depois, com a frequência de shows, fomos nos aproximando. Eles não são só músicos, também são compositores. Acabamos fazendo muitas parcerias na estrada. Eu admiro o trabalho de cada um. É um formato difícil de manter. Quando dá para fazer show com a formação original, a gente faz. Quando um deles tem algum compromisso, acabo usando substitutos.

O formato acústico tem uma proposta mais tranquila. Mas no show do Sesc Belenzinho você estava bastante agitado… 

Foi um desafio e uma novidade interessante fazer um show mais sereno. Eu me seguro para ficar no banquinho, mas não aguento e acabo levantando e dançando. Tenho esse impulso de me movimentar no palco. O show e o contato com o público são excitantes para mim. É um momento contagiante, por isso não resisto.

No começo do ano, alguns membros dos Titãs citaram um show com a presença de ex-integrantes para comemorar os 30 anos de carreira da banda. Tem alguma novidade sobre isso?

Os Titãs pretendem, até o fim do ano, realizar um show para comemorar. Eles me convidaram para participar. E é claro que eu topei. Serão duas ou três  apresentações. Acho bom poder matar a saudade e estar junto deles no palco. Já participei de outras ocasiões, como a gravação do Acústico MTV deles e o show que fizeram com Os Paralamas do Sucesso. É sempre muito prazeroso estar com eles. Se acontecer será legal.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.