Imagem Blog

Carol Pascoal - Passagem de Som Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Dicas e novidades sobre o universo musical.
Continua após publicidade

Katy Perry – Part of Me: filme é mais interessante do que o esperado

Em cartaz, o documentário musical Katy Perry – Part of Me é um convite aos fãs da cantora americana para adentrarem no mundo lúdico em que ela vive. O filme tem como fio condutor a maior turnê de sua carreira, California Dreams, que teve um total de 124 shows. A história, porém, não se limita […]

Por Leonam Bernardo
Atualizado em 27 fev 2017, 12h16 - Publicado em 2 ago 2012, 19h49

Katy Perry: fascinada por gatos, cantora dança com mascote da turnê (Foto: Divulgação)

Em cartaz, o documentário musical Katy Perry – Part of Me é um convite aos fãs da cantora americana para adentrarem no mundo lúdico em que ela vive. O filme tem como fio condutor a maior turnê de sua carreira, California Dreams, que teve um total de 124 shows. A história, porém, não se limita a cenas desconexas da série de espetáculos. Além de entrevistas com gente envolvida na produção, como o estilista e o maquiador, há imagens dos bastidores, de intimidades e de momentos nem tão glamourosos para uma estrela pop (sem maquiagem e recém-acordada).

Nascida em uma família evangélica, Katy Perry levou para o palco elementos que os pais dela a proibiam de ter acesso. Há referências de O Mágico de Oz e de Alice no País das Maravilhas, por exemplo. Apesar de seguir uma receita semelhante a utilizada no documentário Never Say Never, sobre Justin Bieber, o filme da cantora é mais interessante. Envolve pela simpatia da protagonista, pelo excesso de cores e pela cratividade dos figurinos. As músicas – todas no nosso inconsciente – também contribuem. Firework, Last Friday Night (TGIF) e Teenage Dream são algumas delas. Momento divertido é a visita que Katy Perry faz a sua avó (moradora de Las Vegas!) para lhe entregar a jaqueta oficial da turnê (cor-de-rosa, é claro). A senhorinha retribui com “elogios” a neta: “ela sempre foi muito barulhenta”.

Algumas curiosidades da carreira da cantora pouco exploradas anteriormente também ganham a tela. Quando ela era nova, entrou em crise por não saber como prosseguir no meio musical. Então descobriu as canções confessionais de Alanis Morisette, que se tornou uma de suas principais referências. Em depoimento, Adele (perita em cantar sobre si) chega a exaltar as letras de  Katy Perry, que, por sua vez, se tornou a inspiração de muitos adolescentes. Eles enxergam nela a imagem de superação (reforçada no filme por um desengano amoroso capaz de fazer soluçar os fãs mais fervorosos).

A cantora: figurinos e simpatia cativam (Foto: Divulgação)

Continua após a publicidade

Ao longo do documentário, o casamento de Katy Perry com o comediante Russel Brand é abordado apenas pela versão da cantora. Mostra como ela se esforçava para ser presente (ao contrário de Russel), como ela era romântica (ao contrário de Russel) e como ela se sacrificava por ele (ao contrário de Russel). Ele termina o relacionamento por celular. O conto de fadas em que Katy Perry vive, afinal, não tem um príncipe tão encantado… As cenas que antecedem o seu show em São Paulo, no dia 25 de setembro de 2011, têm relevância. Devido ao divórico, ela aparece aos prantos e ainda sem a maquiagem enquanto o público grita o seu nome na Chácara do Jockey. A apresentação quase foi cancelada, mas ela superou a situação e fez um espetáculo para cerca de 25 mil pessoas. Parênteses: esse momento do filme foi surpreendente para mim. Estive nesse show e não senti sequer um abalo por parte da artista.

As glórias de sua trajetória também são lembradas. Katy Perry foi a primeira mulher a emplacar cinco músicas de um mesmo disco, no caso Teenage Dream, em primeiro lugar das paradas americanas. Melhores são os encontros com os fãs. Em um deles, pergunta a um garoto quantos anos ele acha que ela tem. Ele responde: 16. Talvez seja assim que o público teen a enxergue e por isso pensam a ter como uma melhor amiga.

+3D: o recurso poderia ser totalmente dispensável se não fosse pelo momento em que Katy Perry joga espuma na plateia.

Confira o trailer:

Continua após a publicidade

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=wCgQeNetJgA?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Veja os momentos que antecendem o show que ocorreu em São Paulo:

https://www.youtube.com/watch?v=wKQ9y5waFAU

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.