Imagem Blog

Carol Pascoal - Passagem de Som Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Dicas e novidades sobre o universo musical.
Continua após publicidade

Yes, nós temos setentões!

Na última segunda-feira (18), Paul McCartney completou 70 anos. Vídeo do companheiro Ringo Starr cantando parabéns, recado de Yoko Ono, inúmeras retrospectivas e notícias de que o ex-Beatle comemoraria o aniversário em uma festa discreta se espalharam pela internet e nas redes sociais durante o dia inteiro. Mesmo sendo o meu Beatle favorito, deixei a […]

Por Leonam Bernardo
Atualizado em 27 fev 2017, 12h23 - Publicado em 20 jun 2012, 21h47

Na última segunda-feira (18), Paul McCartney completou 70 anos. Vídeo do companheiro Ringo Starr cantando parabéns, recado de Yoko Ono, inúmeras retrospectivas e notícias de que o ex-Beatle comemoraria o aniversário em uma festa discreta se espalharam pela internet e nas redes sociais durante o dia inteiro. Mesmo sendo o meu Beatle favorito, deixei a data passar em branco aqui no blog. Mas decidi não deixar escapar alguns dos nossos artistas que também completam o seu septuagenário em 2012. Talvez o estardalhaço entorno deles seja menor, mas o público pode tirar proveito das celebrações.

+ Gilberto Gil

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Rf5NCF6jojw?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Em maio, o cantor e compositor se apresentou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro acompanhado da Orquestra Petrobras Sinfônica. Na ocasião, o repertório misturou clássicos autorais, como Domingo no Parque e Andar com Fé, a pérolas de outras artistas, entre elas Outra Vez (Tom Jobim) e Up From The Skies (Jimi Hendrix). Nomeado Concerto de Cordas & Máquina de Ritmo, o espetáculo foi registrado e, entre outubro e novembro, será lançado em CD e DVD. Na próxima terça (26), Gil chega aos 70 anos. Mesmo não ligando muito para a ocasião, ele presenteia os fãs com uma première do DVD transmitida via YouTube. O canal oficial do artista exibe o material a partir das 19h.

 + Caetano Veloso

Caetano Veloso: relançamento e discografia completa online (Foto: Silvia Santana)

Continua após a publicidade

Nascido em 7 de agosto de 1942, o cantor e compositor não aguardou o segundo semestre para dar início aos festejos. Na semana passada, o seu novo site entrou no ar. Ele utilizou o espaço para disponibilizar toda a sua discografia. Ali, é possível ouvir as músicas. Só é preciso pagar caso a pessoa opte por fazer o download do arquivo. A gravadora Universal também está envolvida com as sete décadas de Caê. Remasterizado, o cultuado LP Transa foi relançado em CD e vinil no mês passado. Gravado em Londres, no período em que ele esteve exilado, o disco de sete faixas é considerado um dos mais importantes de sua trajetória e lista, entre outras, Nine Out of Ten e Mora na Filosofia. Um tributo com artistas nacionais e internacionais também está garantido. Seu Jorge, Jorge Drexler, Marcelo Camelo, The Magic Numbers, David Byrne, Céu e Luísa Maita são alguns dos nomes convidados para interpretar criações do baiano. O material chega às lojas no dia do aniversário de Caetano. Nas próximas semanas, ele ainda entra em estúdio para gravar um novo disco.

+ Milton Nascimento

Milton Nascimento: shows, livro e musical compõem a festa (Foto: Daryan Dornelles)

Desde abril o Bituca vem se apresentando pelo país afora com um show que comemora os seus cinquenta anos de carreira, mas não adianta disfarçar a idade… No dia 26 de outubro, ele completa 70 anos. Além disso, 2012 é marcado por outras efemérides na vida do carioca, como os 40 anos do disco Clube da Esquina e os 45 anos da música Travessia. Em outubro, ele gravará um espetáculo no Rio de Janeiro (que será lançado em DVD). Mas antes, no dia 3 de agosto, Milton Nascimento passa com a turnê pelo HSBC Brasil, em São Paulo. O cantor e compositor (e parceiro) mineiro Lô Borges faz participação especial. Para o segundo semestre, ainda estão previstos um livro e um musical assinado pela dupla Charles Möeller & Claudio Botelho. Chamada Milton Nascimento – Nada Será como Antes, a peça deve estrear no Rio de Janeiro.

+ Paulinho da Viola

Paulinho da Viola: apresentação no Rio de Janeiro e Nova York (Foto: Divulgação)

O elegante bamba carioca só chega aos 70 anos em novembro, por isso ainda está planejando como serão os festejos. No momento, ele trabalha em um disco de inéditas, mas não sabe se será viável lançá-lo em 2012. Apenas dois shows estão agendados no mês do seu aniversário. O Rio de Janeiro recebe uma apresentação ao ar livre, enquanto Nova York abriga o sambista no imponente Carnegie Hall. A partir de janeiro de 2013, Paulinho da Viola roda o país com uma turnê que vai de São Paulo ao Acre.

+ In memoriam ao síndico (Tim Maia)

Tim Maia: musical repassa a carreira do ícone (Foto: Luizinho Coruja)

Irreverente, transgressor, grosseiro e imensamente talentoso, Tim Maia é mais um que integraria esta lista de setentões. Morto em 1998, aos 55 anos, deixou como herança inúmeras joias, como Azul da Cor do Mar, Sossego e Primavera. Em cartaz no Teatro Procópio Ferreira, o musical Tim Maia – Vale Tudo, que tem texto de Nelson Motta, é uma excelente maneira de repassar a carreira de Tim. As quase três de espetáculo compensam pela atuação de Tiago Abravanel na pele do cantor. Como o neto de Silvio Santos participará da próxima novela de Glória Perez, terá de abandonar o cargo de síndico (ele fica em cartaz na cidade até 24 de junho). O ator paulistano Danilo de Moura tem a difícil tarefa de assumir o papel. A temporada com o substituto ocorre de 8 de  junho a 5 de agosto.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.