Imagem Blog

Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Hoje (16) é comemorado o Dia Mundial da Alimentação!

Nesta quinta (16) comemoramos o Dia Mundial da Alimentação — e é claro que que eu não deixaria essa data passar em branco. Hoje, gostaria de lembrá-los do valor da alimentação. Vamos “começar pelo princípio”: nossos ancestrais se alimentaram para viverem — comiam o que tinham e o que conseguiam. Posteriormente, comer passou a ser um sinal […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 20h38 - Publicado em 16 out 2014, 13h26

aliementação-saudavel

Nesta quinta (16) comemoramos o Dia Mundial da Alimentação — e é claro que que eu não deixaria essa data passar em branco.

Hoje, gostaria de lembrá-los do valor da alimentação. Vamos “começar pelo princípio”: nossos ancestrais se alimentaram para viverem — comiam o que tinham e o que conseguiam. Posteriormente, comer passou a ser um sinal de riqueza. Estar acima do peso era considerado status e mostrava que a família tinha posses e comida não faltava na mesa. O tempo foi passando e a alimentação foi perdendo seu valor com a correria do dia a dia. As pessoas começaram a deixar de lado a alimentação saudável em virtude da falta de tempo. No entanto, os resultados desta mudança de hábito não foram bons, e a população nunca teve tanto sobrepeso e obesidade como nos tempos atuais. As doenças metabólicas predominam na população e estão aparecendo cada vez mais cedo.

Felizmente, vejo no meu consultório que o número de pacientes que buscam uma alimentação saudável está aumentando. Matérias divulgadas pela grande mídia também confirmam essa tendência.

Continua após a publicidade

É preciso ter consciência de que os alimentos são importantes não apenas para nos manter vivos, mas para nos dar saúde, energia, nutrientes e tem o papel fundamental no tratamento e prevenção de diversas doenças. Claro, os alimentos podem sim servir para nos trazer felicidade ou conforto, principalmente em um momento difícil — afinal, um brigadeiro ou chocolate de vez em quando melhora qualquer tristeza, não é mesmo? Mas, infelizmente, a falta de equilíbrio acaba com qualquer benefício e, obviamente, o que fazer errado hoje terá consequência no futuro. É evidente que não precisamos ficar escravos da comida, mas comer bem se torna um prazer quando você sente os benefícios que essa prática pode trazer. Falta de tempo não é desculpa: comer de forma saudável hoje em dia é fácil, simples e acessível.

Foco e planejamento são o que você precisa! Lembre: nunca é tarde para começar. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.