Imagem Blog

Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Álcool e saúde cardiovascular: quer beber? Arrume outra desculpa!

Muitos dizem que o consumo de álcool diariamente pode ser proveitoso para a saúde do coração: só uma taça de vinho, só uma lata de cerveja, e por aí vai. Esse tema já foi muito abordado por sites de saúde, mas novas evidências foram publicadas. Trago aqui essa novidade. A verdade é que autorizar um […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 20h51 - Publicado em 25 set 2014, 13h24

bebida-alcoólica

Muitos dizem que o consumo de álcool diariamente pode ser proveitoso para a saúde do coração: só uma taça de vinho, só uma lata de cerveja, e por aí vai. Esse tema já foi muito abordado por sites de saúde, mas novas evidências foram publicadas. Trago aqui essa novidade.

A verdade é que autorizar um paciente a ingerir álcool com certa frequência pode ser muito perigoso. Não é possível controlar a quantidade ingerida, muito menos como esse consumo é feito — e as consequências disso podem ser muito ruins para o organismo.

A associação entre bebidas alcoólicas e doenças cardiovasculares é muito controversa: anteriormente, afirmava-se que os flavonoides presentes no vinho protegiam o coração, mas estudos mais recentes mostram que o consumo frequente e irregular do álcool aumenta o risco de mortalidade por doenças cardíacas. Além disso, o consumo excessivo de drinques está relacionado com hipertensão, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e pode conduzir ainda a uma cardiomiopatia. O álcool causa também resultas em problemas a outros órgãos e sistemas, como o respiratório, nervoso e digestivo.

Continua após a publicidade

Um estudo publicado recentemente avaliou o consumo alimentar, estilo de vida e quantidade e tipo (vinho, cerveja ou destilados) de álcool consumida por homens. O resultado mostrou que, independentemente do tipo de bebida, não houve relação entre seu consumo e a menor incidência de doenças cardiovasculares.

Pesquisas mostram que uma dieta equilibrada atividade física tem mais benefícios para a saúde do seu coração do que o simples consumo de bebidas alcoólicas, ainda que em consumo moderado — novas evidências mostram, inclusive, que o poder antioxidante de algumas substâncias presentes no álcool são pequenas se comparadas à capacidade do álcool de lesar seu organismo.

Resumindo: Álcool é mais risco que benefício para a sua saúde cardiovascular.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.