Imagem Blog

Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Sabia que a mastigação tem relação com a perda de peso? Veja dicas para se alimentar melhor!

Na correria do dia a dia, nem prestamos atenção na rapidez com a qual comemos os alimentos. Mas você sabia que isso não é só ruim para a sua digestão, mas também para a balança? Nosso estômago não tem dentes — ou seja, se os alimentos não são adequadamente triturados na nossa boca e chegam […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 21h04 - Publicado em 30 ago 2014, 11h00

importancia-da-mastigacao

Na correria do dia a dia, nem prestamos atenção na rapidez com a qual comemos os alimentos. Mas você sabia que isso não é só ruim para a sua digestão, mas também para a balança?

Nosso estômago não tem dentes — ou seja, se os alimentos não são adequadamente triturados na nossa boca e chegam ao nosso sistema digestivo em pedaços grandes, eles não serão adequadamente digeridos. Isso pode resultar em azias, refluxos, empachamento, distensão abdominal e até sono (porque nosso estômago está trabalhando dobrado para digerir os alimentos grandes). Para piorar, ao chegar ao intestino, o alimento que não foi mastigado ficará no intestino por mais tempo, o que aumenta sua fermentação pelas bactérias intestinais gerando gases e muito desconforto!

Sabe aquele sono pós almoço mesmo se ele não foi uma refeição pesada? Pode ser culpa da falta de mastigação! Sabe a falta de saciedade apesar de ter comido um ”balde” de salada? Bingo: pode ser falta de mastigação também!

Continua após a publicidade

Estudos mostram, inclusive, que a mastigação tem relação com a perda de peso — afinal, a mastigação emite sinais nervosos que estimulam a liberação de hormônios relacionados a saciedade.

Comer em frente a televisão também é outro problema, pois você não percebe a quantidade de alimentos que está ingerindo e pode acabar comendo mais do que deveria — afinal sem mastigação sem saciedade!

Quer uma dica pratica para se lembrar de mastigar? Solte o garfo após colocar o alimento na boca, não fique com a próxima garfada pronta.  Preste atenção e conte pelo menos 5 mastigadas antes de engolir.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.