Imagem Blog

Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Energético + álcool: os riscos do abuso

Muitos se perguntam se bebidas energéticas, que são consumidas em baladas e festas, trazem algum malefício à saúde, especialmente pela sua quantidade de cafeína. Bom, o energético não tem uma quantidade de cafeína muito alta. Uma lata pode ter de 30 a 35 miligramas de cafeína a cada 100 mililitros, o que equivale de duas […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 22h10 - Publicado em 22 abr 2014, 15h09
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Muitos se perguntam se bebidas energéticas, que são consumidas em baladas e festas, trazem algum malefício à saúde, especialmente pela sua quantidade de cafeína. Bom, o energético não tem uma quantidade de cafeína muito alta. Uma lata pode ter de 30 a 35 miligramas de cafeína a cada 100 mililitros, o que equivale de duas a três xícaras de café. Mas qual é o problema da bebida?

+ Morto aos 17 anos, irmão de MC Gui tomou muito energético, diz pai

Podemos citar pelo menos dois. O primeiro é que, além da cafeína, que é um estimulante do sistema nervoso central, o energético tem a taurina, um aminoácido que pode também aumentar a frequência cardíaca.

Se você tem predisposição à doença cardiovascular ou é hipertenso, pode ser um risco consumir energético em grande quantidade.

Continua após a publicidade

Outro problema do energético, e talvez o principal, é que ele geralmente está associado ao consumo de álcool. O energético tende a mascarar os sinais da embriaguez por manter o organismo em estado de alerta e consequentemente pode levar ao aumento do consumo do álcool. Há estudos que mostram inclusive que o energético pode aumentar a chance de acidentes relacionados ao álcool.

Temos que deixar claro que cada pessoa tem uma tolerância diferente à cafeína e aos efeitos do energético. Se calcularmos, uma mulher de 50 quilos teria de consumir 7,5 gramas de cafeína para que fosse uma dose agudamente tóxica, uma vez que a dose letal para 50% da população (DL50) é de 150mg/kg de peso. Ou seja, seriam necessárias muitas latas de energético para tal efeito. O grande problema, no entanto, é a mistura de energético com álcool e outras drogas que, quando consumidas simultaneamente, podem ser letal.

Um jovem saudável tomando uma lata de energético é uma coisa, uma pessoa que tem problemas cardiovasculares, é outra. Reações à bebida são causadas por uma somatória de fatores e dificilmente seu consumo vai causar a morte. Apesar disso, independentemente do risco de morte, bebidas energéticas não são saudáveis para consumo rotineiro, muito menos se combinadas ao álcool.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.