Imagem Blog

Notas Etílicas - Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Saulo Yassuda
O jornalista Saulo Yassuda cobre cultura e gastronomia. Faz críticas de bares na Vejinha desde 2014. Dá pitacos sobre vinhos, destilados e outros assuntos
Continua após publicidade

Um guia rápido de como harmonizar cerveja com queijo

Basta as temperaturas caírem um pouco para os convites de uma noite de queijos e vinhos começarem a brotar. (Ou, pelo menos, a ideia é essa.) Agora, e para uma sessão de queijos e cervejas, já te chamaram? Esse casório, embora comum em bares como Cateto, BrewDog Bar e Empório Sagarana, todos em São Paulo, […]

Por Saulo Yassuda
Atualizado em 26 fev 2017, 11h00 - Publicado em 2 ago 2016, 16h44
Harmonização de queijos e cervejas (Foto: Lucas Terribili)

Queijo e cerveja: boa parceria (Foto: Lucas Terribili)

Basta as temperaturas caírem um pouco para os convites de uma noite de queijos e vinhos começarem a brotar. (Ou, pelo menos, a ideia é essa.) Agora, e para uma sessão de queijos e cervejas, já te chamaram? Esse casório, embora comum em bares como Cateto, BrewDog Bar e Empório Sagarana, todos em São Paulo, não é tão “pop” assim.

A especialista em cerveja Kathia Zanatta (Foto: Divulgação)

Kathia Zanatta: especialista em cervejas (Foto: Divulgação)

“A cerveja harmoniza melhor e mais fácil com queijo. Tem muito vinho que acaba o matando e sobressaindo”, diz a mestre-cervejeira Kathia Zanatta, sócia do Instituto da Cerveja, em Moema. Na escola, ela vai dar na quarta (3) uma workshop sobre o tema ao lado do especialista Bruno Cabral, da loja Mestre Queijeiro, em Pinheiros. Os ingressos estão esgotados, mas a dupla promete novas turmas em breve.

O Mestre Queijeiro é uma mercearia dedicada ao produto (Foto: Fernando Moraes)

Mestre Queijeiro: mercearia dedicada ao produto (Foto: Fernando Moraes)

Para um aperitivo, pedi para Zanatta algumas dicas básicas sobre o assunto. Veja, abaixo, as cerveja que harmonizam bem com cada tipo de queijo.

Continua após a publicidade

■ Brie: geralmente, é provado com mel, geleia e frutas, certo? Por isso, a especialista indica o estilo belga kriek, fermentado com cereja, caso da Liefmans Cuvée Brut, que brinca com os sabores doce e ácido.

■ Cheddar: queijos maturados como esse e o minas curado geralmente se mostram mais picantes. Por isso, as cervejas mais amargas e lupuladas ajudam a equilibrar o paladar. É o caso da india pale ale da inglesa Fuller’s.

■ Emmental: produtos de maturação não muito longa (o gruyère também entra na lista) apresentam gosto mais adocicado. Um bom casório é feito com bebidas de sabor meio caramelado e notas amendoadas. A professora indica a inglesa Newcastle, uma brown ale, e a alemã Paulaner Salvator, uma doppelbock.

■ Gorgonzola: assim como os outros queijos azuis, vai bem com pedidas alcoólicas (para equilibrar a gordura) e adocicadas (para balancear o sal). É o caso da belga Chimay Blue, uma belgian dark strong ale.

■ Mussarela: suave e fresca, harmoniza com estilos leves, como os de trigo weizen (o da Eisenbahn é uma dica) e witbier (Estrella Damm Inedit, por exemplo). Ricota e a mussarela de búfala seguem o mesmo esquema.

Continua após a publicidade

■ Parmesão: tem sabor intenso, tal qual o grana padano, mais salgadinho. Prefira os estilos de notas mais tostadas, caso do stout (Guinness, por exemplo). As lupuladas também costumam ir bem.

SAULO YASSUDA (@sauloy)

+ Conheça o Recreo, o novo bar dos Jardins

+ 5 cervejas para tomar no inverno

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.