Imagem Blog

Randômicas Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Juliene Moretti
Tudo sobre música, clipes, entrevistas e novidades dos shows.
Continua após publicidade

Em primeiro show após deixar hospital, Gilberto Gil se apresenta ao lado de Caetano Veloso

Recém-saído do hospital, por causa de um tratamento para insuficiência renal, Gilberto Gil subiu novamente ao palco do Citibank Hall nesta sexta (16) ao lado de Caetano Veloso para um show da turnê Dois Amigos, Um Século de Música, o mesmo que os dois apresentaram por aqui no ano passado. De saúde frágil nos últimos tempos, […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 10h08 - Publicado em 17 set 2016, 11h51
Caetano e Gil: show da turnê 'Dois Amigos, Um Século de Música' (Foto: Felipe Cotrim/Veja.com)

Caetano e Gil: show da turnê Dois Amigos, Um Século de Música (Foto: Felipe Cotrim/Veja.com)

Recém-saído do hospital, por causa de um tratamento para insuficiência renal, Gilberto Gil subiu novamente ao palco do Citibank Hall nesta sexta (16) ao lado de Caetano Veloso para um show da turnê Dois Amigos, Um Século de Música, o mesmo que os dois apresentaram por aqui no ano passado.

De saúde frágil nos últimos tempos, Gil, de 74 anos, chegou a cancelar uma apresentação no Rio de Janeiro, em agosto.

+ Confira fotos da apresentação

O show estava marcado para começar às 22h30. Quinze minutos depois, o público ainda se acomodava quando as cortinas subiram e a dupla, munida de seus violões, já lançava Back in Bahia, com um cenário que incluía bandeiras dos estados brasileiros, uma mesinha e uma taça de vinho para Caê e uma de água para Gil.

A noite foi de Gil

O show seguiu com Coração Vagabundo e Tropicália. Neste início, sua voz parecia debilitada e que não aguentaria ou não alcançaria o tom por muito tempo, porém logo voltou à força normal.

Continua após a publicidade
Gil: aplausos de pé

Gil: aplaudido de pé (Foto: Felipe Cotrim/Veja.com)

Caetano era o responsável pela maioria das primeiras faixas, as quais Gil acompanhava com o violão e nos vocais de apoio, quando não, em um trecho inteiro. Seguiram com É de Manhã, As Camélias, até a plateia ir ao delírio com Sampa.

+ Villa Mix Festival: o dia que o Allianz Parque ficou pequeno para o sertanejo

A segunda parte do show foi dominada por ele. Não apenas na maioria das composições, mas também na liderança vocal. Começou com Eu Vim da Bahia. Por vezes, Caetano encostava seu violão, mexia os ombros como em uma dancinha, sem sair da cadeira. Enquanto isso, Gil soltava a voz, levemente rouca, mas sem danos para o público, como no cover Tres Palabras. A plateia incentivava e gritava elogios direcionados a ele.

Gil ainda protagonizou o momento mais emocionante da apresentação. O show seguia quando as luzes baixaram um pouco mais e um holofote iluminou-o com mais intensidade. Sozinho cantou Não Tenho Medo da Morte. Silêncio absoluto no espaço. Foi aplaudido de pé.

Sem “Fora Temer” no palco

Conhecido por discursar durante as apresentações, Caetano, desta vez, ficou em silêncio. Os dois, aliás, quase não conversaram com os fãs por ali. Chegaram a comentar sobre uma ou outra faixa, mas nada mais elaborado do que isso. Não que o público não tivesse incitado e insistido.

Caetano: sem discurso ou conversa com a plateia (Foto: Felipe Cotrim/Veja.com)

Caetano: sem discurso ou conversa com a plateia (Foto: Felipe Cotrim/Veja.com)

No início, “Fora Temer” foi gritado em coro diversas vezes, acompanhado por pedidos de silêncio. Caetano percebeu a provocação mas se conteve. Esboçou alguns sorrisos quando cantou Odeio Você e a plateia completou o refrão com o nome de Temer. A partir dali, as manifestações cessaram.

A dupla segurou o público sozinha até o final. Continuou com Expresso 2222, Toda Menina Baiana, Avisa Lá, Filhos de Gandhi e encerrou com um bis de Desde que o Samba é Samba, Domingo no Parque e Tieta.

Juntos, saíram abraçados do palco, encerrando um lindo espetáculo. Neste sábado (17), a apresentação deve ser repetida no Citibank Hall. Ainda restam ingressos para venda na bilheteria do local.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.