Imagem Blog

Luan Freires - Boombox Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Shows, curiosidades e notícias do mundo da música
Continua após publicidade

Debaixo de chuva, Paul McCartney se apresenta para 45 mil pessoas em São Paulo

É verdade, foi como sempre. Ele enfileirou hits dos Beatles, dos Wings e da carreira solo, abusou das frases em português (de “oi, paulistas” a “é nóis”), voltou duas vezes para o palco e, é claro, esbanjou muita simpatia para as 45 mil pessoas que encheram o estádio Allianz Parque. Algum problema em não inovar […]

Por Luan Freires
Atualizado em 26 fev 2017, 20h11 - Publicado em 26 nov 2014, 03h10
Foto: Felipe Cotrim

Foto: Felipe Cotrim

É verdade, foi como sempre. Ele enfileirou hits dos Beatles, dos Wings e da carreira solo, abusou das frases em português (de “oi, paulistas” a “é nóis”), voltou duas vezes para o palco e, é claro, esbanjou muita simpatia para as 45 mil pessoas que encheram o estádio Allianz Parque. Algum problema em não inovar no roteiro? Absolutamente nenhum quando estamos falando de Paul McCartney.

“Envelhecer não me chateia”, diz Paul McCartney

Já pensou se ele se esquecesse de Blackbird, Let it Be, Hey Jude e Yesterday? Inimaginável. E se ele não homenageasse John Lennon e George Harrison respectivamente com Here Today e Something? É bom nem cogitar a possibilidade. Pela expressão extasiada das pessoas das mais diversas idades que enfrentaram a chuva, o trânsito, as filas intermináveis e os alagamentos na região do estádio para assistir ao espetáculo desta terça (25), os fãs do ex-beatle querem mais é que ele continue fazendo “mais do mesmo” por muito tempo.

Fãs acampam na fila para as apresentações de Paul McCartney

O músico chegou à cidade depois de passar por Espírito Santo, Rio de Janeiro e Brasília, acompanhado da potente banda formada por Paul “Wix” Wickens (teclados), Brian Ray (baixo e guitarra), Rusty Anderson (guitarra) e Abe Laboriel Jr. (bateria). A estrutura da turnê Out There – cujo primeiro show foi realizado na cidade de Belo Horizonte no ano passado – é de impressionar: uma equipe de 320 profissionais, 42 carretas, uma estrutura metálica de montagem que pesa cerca de 150 toneladas e 150 caixas de som com potência de 200 000 watts.

Cinco (ótimas) razões para assistir ao show de Paul McCartney nesta semana

Continua após a publicidade

McCartney subiu ao palco bem atrasado, às 21h46, quase uma hora depois do prometido e após uma interessante (mas cansativa) retrospectiva fotográfica de sua carreira com vinte minutos de duração. Eight Days a Week abriu o espetáculo e foi seguida pela recente Save Us, que abre o disco New (2013), pela indispensável All My Loving e por duas preciosidades do catálogo dos Wings: Listen to What The Man Said e Let Me Roll It.

Foto: Felipe Cotrim

Foto: Felipe Cotrim

Para tocar Paperback Writer, Paul sacou a portentosa guitarra Epiphone Casino, a qual, segundo ele, foi usada na gravação da música em 1966. My Valentine, do álbum Kisses on the Bottom (2012), foi oferecida para a atual esposa dele, Nancy Shevell, com imagens de Natalie Portman e Johnny Depp ao fundo interpretando a canção na língua de sinais. Era o início da série de tributos que marcou a noite, relembrando os já citados Lennon e Harrison, além de Linda McCartney – morta em 1998, a fotógrafa, esposa e parceira musical de Paul nos Wings teve a magnífica Maybe I’m Amazed dedicada a ela.

Como fica o trânsito e onde estacionar para o show de Paul McCartney

Sozinho com um violão, Paul tocou Blackbird de cima de uma estrutura elevada, um dos melhores momentos da apresentação. Chega a ser espantoso como ele é capaz de alternar momentos explosivos com outros inacreditavelmente intimistas, nos quais faz um estádio gigantesco parecer um barzinho minúsculo de Liverpool. Algumas músicas depois e o palco já estava literalmente pegando fogo ao som de Live and Let Die.

Foto: Felipe Cotrim

Foto: Felipe Cotrim

Se o evento teve algum ponto baixo, a culpa não foi de McCartney. A chuva insistente não ajudou, travando o trânsito e provocando alagamentos nas redondezas do Allianz Parque. O temporal, entretanto, foi um imprevisto. Era perfeitamente razoável evitar o posicionamento das três altas estruturas metálicas que atrapalharam a visão de quem estava nas arquibancadas. Teve gente que precisou deixar as cadeiras e encontrar lugar nas escadas para conseguir enxergar alguma coisa.

Paul McCartney revela ser um alienígena e ter feito o twerk com Katy Perry

A saída do estádio também foi problemática. Como o show acabou depois da meia-noite, a estação de metrô mais próxima estava fechada e os ônibus eram escassos nas avenidas Pompeia e Francisco Matarazzo. Os taxistas, por sua vez, ignoravam os pedidos da maioria dos pedestres e davam preferência às corridas mais distantes. A realização de grandes eventos no local exige uma oferta diferenciada de transporte público na região, principalmente com mais linhas de ônibus, o que, espera-se, aconteça das próximas vezes.

Insetos que invadiram show de Paul McCartney em Goiânia ganham “homenagem” no site do ex-beatle

De volta ao espetáculo, é assustador como tanto talento pode caber em uma só pessoa. A capacidade que Paul McCartney tem de compor melodias simples, mas profundamente sofisticadas, é única em toda a música pop. Não há quem possa competir com ele nesse quesito. Foi essa característica que lhe rendeu esse catálogo de músicas assombroso de tão rico, lapidado nas quase seis décadas de carreira, e um know-how ímpar a respeito de como agradar geração após geração nos mais diversos lugares do mundo. Volte quando quiser, Paul.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.