Imagem Blog

Mariana Barros - Morar em SP Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Os móveis e produtos mais lindos e funcionais do Brasil

No próximo dia 22, também conhecido como quinta-feira da semana que vem, o Museu da Casa Brasileira (MCB) realizará a 26ª edição do Prêmio Design MCB. Móveis, utensílios, luminárias e equipamentos de várias categorias terão seus traços postos à prova para a escolha do melhor design. É a principal e mais tradicional premiação de design […]

Por admin
Atualizado em 27 fev 2017, 13h15 - Publicado em 13 nov 2012, 00h32
No próximo dia 22, também conhecido como quinta-feira da semana que vem, o Museu da Casa Brasileira (MCB) realizará a 26ª edição do Prêmio Design MCB. Móveis, utensílios, luminárias e equipamentos de várias categorias terão seus traços postos à prova para a escolha do melhor design. É a principal e mais tradicional premiação de design do país. Neste ano, concorrem 867 candidatos, um recorde histórico. Os produtos vencedores ficarão expostos no museu até 13 de janeiro. Quem quiser assistir à premiação basta aparecer no museu às 19h30. A entrada é gratuita. Para quem perder, os vitoriosos estarão aqui no blog.

Freddy Van Camp, designer, professor da Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ e coordenador do júri formado por 46 profissionais, falou ao Morar em SP sobre o que é e o que não é tendência e sobre o quanto ele detesta a palavra “tendência”.

O designer Freddy Van Camp, coordenador do júri (Foto: Marcelo Sarmento)

Dos produtos avaliados pelo júri, dá para ver alguma tendência, algo que devemos encontrar nas lojas em breve?

Não gosto muito dessa coisa de “tendência”. O Sérgio Rodrigues é um que, quando questionado sobre o que é a tendência, responde: “Não sei, não inventei nenhuma hoje”. O que temos é uma chance de olhar para o que a gente faz, para o que o Brasil está criando. São propostas, produtos que colocam a cara a tapa com inovações formais, estéticas.

Dessas inovações, qual chamou mais a sua atenção?

Não posso falar sobre os concorrentes porque vencedores e perdedores só serão conhecidos na cerimônia do prêmio. Mas uma coisa que me impressionou nesta edição foi a quantidade de empresas inscrevendo seus produtos. Eu já fui membro do júri em outras edições, então posso dizer: há cada vez mais empresas participando, o que é ótimo.

Continua após a publicidade

Climatizador bem-estar da Consul, 1º lugar da categoria Equipamento Eletrônico na premiação do ano passado

E com que tipo de produto?

Da linha branca há vários. GE, Brastemp, Electrolux… as grandes participam quase todos os anos. Até montadoras de carro já participaram: a Fiat colocou o novo Uno para concorrer no ano passado [ficou em 2º lugar na categoria Equipamentos de Transporte]. O design é hoje um fator estratégico. Pena que isso valha mais para as empresas multinacionais do que para as nacionais. Infelizmente a maior parte do empresariado brasileiro prefere ficar olhando o que é lançado lá fora primeiro para tentar fazer o mesmo por aqui. Acha que assim corre menos risco, mas a verdade é que temos ótimos designers, e design é cada vez mais um diferencial importante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.