Imagem Blog

Mariana Barros - Morar em SP Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Miniaturas de Sérgio Rodrigues

Se você não tem bala para ter uma Poltrona Mole do Sérgio Rodrigues na sala, pode se contentar com uma versão mini enfeitando a estante. A curitibana mini:Brasil é a única licenciada pelo designer para vender suas peças em tamanhos seis vezes menor. Servem como uma espécie de souvenir de algumas das criações mais emblemáticas […]

Por admin
Atualizado em 27 fev 2017, 11h48 - Publicado em 26 nov 2012, 18h21

O designer Sérgio Rodrigues e a linha da mini:Brasil (Fotos: Divulgação)

Se você não tem bala para ter uma Poltrona Mole do Sérgio Rodrigues na sala, pode se contentar com uma versão mini enfeitando a estante. A curitibana mini:Brasil é a única licenciada pelo designer para vender suas peças em tamanhos seis vezes menor. Servem como uma espécie de souvenir de algumas das criações mais emblemáticas do arquiteto carioca, que foi pioneiro no design industrial brasileiro. Lúcio Costa e Oscar Niemeyer recorreram ao mobiliário de Rodrigues para preencher os espaços dos palácios da então recém-criada Brasília. Hoje, suas criações são cobiçadas em todo o mundo, o que faz dele o designer brasileiro de maior prestígio internacional. A Poltrona Mole, sua invenção mais famosa, de 1958, integra o acervo permanente do Moma (Museu de Arte Moderna) de Nova York.

Poltrona Mole, a invenção mais famosa de Rodrigues, em réplica de Imbuia maciça, couro e dimensões de 18,5 x 17 x 13,5 cm

A proposta de vender os imóveis em miniatura partiu do empresário Lucas Bond Schwartsburd, ao ver as mini peças de design que sua tia trouxe na bagagem quando chegou da Alemanha. Para concretizar a ideia, ele pediu ajuda ao pai, dono de uma fábrica de móveis, e começou a desenvolver máquinas, ferramentas, protótipos e gabaritos que permitissem a fabricação do mini mobiliário. “Comecei a pesquisar dentro da marcenaria como faríamos para produzir aquelas peças”, conta ele. “Foi e ainda é um grande desafio, já que todos os meses eu e uma equipe de marceneiros, torneiros e costureiras desenvolvemos novidades”, diz. A mini Poltrona Mole é vendida nas lojas por cerca de 600 reais. Confira abaixo mais alguns dos modelos reduzidos, vários deles disponíveis em endereços paulistanos.

Poltrona DIZ, versão mini com 13 x 14,7 x 11,9 cm

Continua após a publicidade

Banco Mocho com 6,7 x 6,4 cm

 

Banco Mucki, que na versão original também pode fazer papel de mesa. Já o modelo mini tem 27,5 x 11 x 7,5 cm

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.