Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

Chocado com a morte de Eduardo Coutinho

Acho que não existe outra palavra para descrever meu estado: choque! O cineasta Eduardo Coutinho, morto a facadas, supostamente pelo próprio filho, era algo para jamais ser lido nas manchetes. Tempos atrás, foi feita uma homenagem a ele em São Paulo, mas, por causa de uma pneumonia, o diretor não pôde vir do Rio de […]

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 26 fev 2017, 22h51 - Publicado em 2 fev 2014, 17h10

Acho que não existe outra palavra para descrever meu estado: choque! O cineasta Eduardo Coutinho, morto a facadas, supostamente pelo próprio filho, era algo para jamais ser lido nas manchetes. Tempos atrás, foi feita uma homenagem a ele em São Paulo, mas, por causa de uma pneumonia, o diretor não pôde vir do Rio de Janeiro. Coutinho fumava muito, isso é sabido, e imaginava que, um dia, quem sabe, fosse partir por causa de alguma doença. E não esfaqueado em seu apartamento!.

+ Cineasta Eduardo Coutinho é morto a facadas no Rio de Janeiro

+ Philip Seymour Hoffman, ator de Capote, morre  aos 46 anos

Perdemos nosso melhor documentarista. E o elogio não é, de jeito nenhum, porque ele morreu. Eu não cansava de dizer que muitos cineastas que se metem a fazer documentário gostariam (mas não conseguiam) ser Eduardo Coutinho. Colocar a câmera na cara do entrevistado e extrair algo excepcional não é um dom de todos. Coutinho tinha essa virtude.

Continua após a publicidade

coutinho

Ele criava uma cumplicidade, uma parceria tão íntima com os seus depoentes que, daí, nascia algo genuíno. Nunca vi nada forçado nos trabalhos de Coutinho. Dos religiosos de Santo Forte aos moradores de Copacabana do Edifício Master, de um vilarejo nos confins do Brasil em O Fim e o Princípio à brincadeira entre realidade e atuação em Jogo de Cena. O legado de Coutinho é intenso. Certamente, deixou discípulos, mas acredito que nenhum com a capacidade de abrir o coração das pessoas sem ser invasivo. Que falta fará Eduardo Coutinho.

 Quer ter informações diárias sobre cinema? Venha conhecer e curtir minha página no Facebook.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.