Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

Peter O’Toole, astro de Lawrence da Arábia, morre aos 81 anos

Duas semanas atrás, fomos surpreendidos pela morte de Paul Walker. Hoje, foi a vez de Peter O’Toole. Certamente, não haverá a mesma comoção. Walker morreu aos 40 anos num acidente de carro. O’Toole tinha câncer de estômago e faleceu aos 81 anos num hospital de Londres. Muitos devem estar dizendo que ele “viveu o bastante”. […]

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 26 fev 2017, 23h13 - Publicado em 15 dez 2013, 20h20

Duas semanas atrás, fomos surpreendidos pela morte de Paul Walker. Hoje, foi a vez de Peter O’Toole. Certamente, não haverá a mesma comoção. Walker morreu aos 40 anos num acidente de carro. O’Toole tinha câncer de estômago e faleceu aos 81 anos num hospital de Londres. Muitos devem estar dizendo que ele “viveu o bastante”. Mas o que é “o bastante”? Minha mãe tem a mesma idade dele. Será que eu seria capaz de dizer que ela viveu “o suficiente”? Jamais. Eis aí uma pergunta para você refletir.

petero

Em Lawrence da Arábia: sua primeira indicação ao Oscar

O certo é que esse grande ator, nascido na Irlanda, em 2 de agosto de 1932, deixou um legado cinematográfico importante. Começou a carreira na década de 60 e, entre seus primeiros filmes, está seu grande papel: o protagonista de Lawrence da Arábia. Pela memorável atuação, recebeu sua primeira indicação ao Oscar – perdeu para Gregory Peck, em O Sol É para Todos. O’Toole concorreu mais sete vezes ao prêmio, a última delas em 2007, por Vênus. Nunca ganhou. Só recebeu um Oscar honorário, em 2003, digamos, pelo “conjunto da obra”. Um troféu de consolação, mas, de certa maneira, uma forma de reparar um erro.

O Tiberius, de Calígula (1979)

O Tiberius, de Calígula (1979)

Posso citar o trabalho digno de O’Toole em diversos filmes: O Leão no Inverno, O Homem de la Mancha, Calígula, Um Cara Muito Baratinado, Criador… Mas me vem à memória O Substituto, de 1980, no qual interpretou um cineasta que usava um dublê para cenas de perigo. Era um misto de ficção e realidade muito original para a época.

Continua após a publicidade
... e assim se fecharam os belos olhos azuis de Peter O'Toole

… e assim se fecharam os belos olhos azuis de Peter O’Toole

O’Toole anunciou sua aposentadoria no ano passado, talvez prevendo que o fim estivesse próximo. Bebeu demais, viveu intensamente, teve duas filhas, fez mais de 70 filmes. Quinze dias atrás, perdemos os olhos azuis de Paul Walker. Hoje, se fecharam os olhos azuis de Peter O’Toole.

Gostou deste post? Então clique aqui para curtir a página do meu blog no Facebook e ter mais informações sobre cinema!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.