Postado em 21/03/2013 por Miguel Barbieri Jr.
3 comentários | Comente

Até agora, A Caça é o melhor filme do ano

Há filmes que a gente vê, gosta e, depois de um tempo, somem na poeira. Outros permanecem dentro de nós por algum período ou por muitos anos. Em outubro do ano passado, a Mostra Internacional fez sua tradicional coletiva exibindo um longa-metragem inédito. O escolhido foi A Caça, que estreia amanhã. Um conselho: não deixe de ver. Na minha opinião, é o melhor filme do ano – até agora. Espero que venham outros – até melhores. Mas este já tem um lugar garantido na minha memória.
A Caça é dirigido pelo dinamarquês Thomas Vinterberg, que ficou conhecido internacionalmente por Festa de Família, de 1998. De lá para cá, ele fez outros trabalhos, como Dogma do Amor e Submarino, que não chegaram a arrebatar. A Caça bem que poderia ter sido o candidato da Dinamarca ao Oscar, mas foi preterido pelo almofadinha O Amante da Rainha.

Mads Mikkelsen foi premiado como melhor ator no Festival de Cannes por seu papel em A Caça

O tema é perturbador. Estamos diante de suposto caso de pedofilia que arrasa e transforma a vida de um querido professor de uma escola primária. O papel é defendido com uma garra impressionante por Mads Mikkelsen, que levou o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes. A Caça me lembrou Em um Mundo Melhor, também dinamarquês, que ganhou o Oscar de produção estrangeira dois anos atrás. Ambos têm temas incômodos e vão a fundo para expor problemas pessoais dos personagens. Exigem, igualmente, uma participação do espectador em compartilhar suas dores. É daquele tipo de filme que você sai da sessão querendo discutir, debater, conversar com alguém sobre o que viu.

Fiquei chocado, porém, com o mau tratamento que A Caça recebeu dos circuito exibidor. Em São Paulo, entra em cartaz apenas no Espaço Itaú de Cinema, na Rua Augusta, às 14h10, 16h40, 19h10 e 21h40. Pronto! Já escolhi seu programa para o fim de semana.

Gostou deste post? Então curta a página do blog no Facebook e tenha mais informações sobre cinema

Comentários | Comente

  1. Camila comentou em 21/03/2013

    Só de ver o trailer, já fiquei com vontade. Agora que você escreveu “A Caça me lembrou Em um Mundo Melhor”, me senti na OBRIGAÇÃO de ver! ‘Em um Mundo Melhor’ é um dos meus filmes favoritos. Gosto de cinema assim: feito para a gente pensar, questionar aquilo que consideramos ser inquestionável.

  2. Lilian Almeida comentou em 25/03/2013

    O filme é intrigante e prende a atenção do início ao fim!
    Foi motivo de debate após a sessão.
    Ótimo, eu indico!!!

  3. PEDRO PAULO SANTOS comentou em 06/05/2013

    INTRIGANTE , PARA DIZER O MINIMO , ESTE FILME QUE MEXE COM NOSSA MENTE , COMO TODO BOM CINEMA DEVE FAZER ; DÁ VONTADE DE SAIR DA SALA DE ESPETÁCULO PARA DEFENDER O “LUCAS”.
    OS NÓRDICOS TEM APRESENTADO , NESTES ULTMOS ANOS , UM CINEMA DE QUALIDADE , OBRIGANDO O ESPECTADOR A PENSAR.
    E O MADS MIKKELSEN É UM ATOR SENSACIONAL , COMO O VEMOS NESTE E EM OUTROS FILMES ( COMO O RECENTE AMANTE DA RAINHA ).

Comentar