Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

Renato Russo está vivo no filme Somos Tão Jovens

O Encontro Cinema Nacional, que terminou ontem em Florianópolis, projetou, em primeira mão, para imprensa e exibidores o tão esperado Somos Tão Jovens. A expectativa é grande por um simples motivo: trata-se de parte da história de Renato Russo, líder e vocalista da Legião Urbana, um dos mais influentes grupos de rock da década de 80. […]

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 27 fev 2017, 11h17 - Publicado em 11 mar 2013, 01h05

O Encontro Cinema Nacional, que terminou ontem em Florianópolis, projetou, em primeira mão, para imprensa e exibidores o tão esperado Somos Tão Jovens. A expectativa é grande por um simples motivo: trata-se de parte da história de Renato Russo, líder e vocalista da Legião Urbana, um dos mais influentes grupos de rock da década de 80. Digo “parte” porque o roteiro vai de 1976 a 1985. O desfecho se dá antes de a banda gravar o primeiro LP. Segundo Antonio Carlos da Fontoura, diretor do longa-metragem, a mãe de Renato concordou em que se fizesse um filme sobre o filho, contanto que não fosse mais uma história “de um roqueiro homossexual e drogado que morre de Aids”. Assim foi feito.

Thiago Mendonça impressiona cantando e atuando como Renato Russo em Somos Tão Jovens

 Era imensa a minha expectativa com relação ao filme. Eu vivi os anos 80, curti Legião, comprei todos os LPs (e depois os CDs) e a ainda hoje escuto com o maior prazer no meu Iphone. Tem gente que abomina a Legião, a voz e as letras de Renato Russo. Eu gosto, canto junto e tenho certeza que algumas músicas estão extremamente atuais, vide Que País É Esse? Comento Somos Tão Jovens mais detalhadamente depois, quando for lançado nos cinemas em 3 de maio. Achei irregular, mas não posso dizer que saí decepcionado porque, além de a trilha sonora (ainda) arrepiar, a atuação de Thiago Mendonça é fabulosa. Não sabe quem é ele? Duas dicas fáceis: Thiago foi o cantor sertanejo Luciano em 2 Filhos de Francisco e brilhou na pele do gay Bernardinho na novela Duas Caras. Tive uma boa conversa em Florianópolis com o ator. Na época da estreia do filme, vou publicar a entrevista.

Primeiro: o trabalho de interpretação é muito bom. Thiago não faz uma imitação de Renato, mas resgata posturas e gestuais do cantor, assim como sua arrogante maneira de falar. Teve gente que achou pouco natural. Não concordo. Para quem viu entrevistas de Renato na TV, sabe que ele tinha um tom acima para falar e, muitas vezes, era dramático na impostação. Thiago teve assessoria direta da mãe e da irmã de Renato Russo, inclusive durante as filmagens. Bom ator que é,  jamais faria algo que não fosse do agrado dos familiares. No entanto, o que mais me surpreendeu foi sua capacidade de cantar sem jamais ter tocado num microfone profissionalmente. Thiago não apenas canta, como canta igual a Renato Russo (e novamente sem imitá-lo). TODAS (escrevo em caixa alta mesmo para que se faça justiça) as músicas foram cantadas ao vivo por ele nas filmagens. Não houve playback. Antes da sessão, o produtor musical Carlos Trilha, que trabalhou nos dois últimos CDs da Legião e foi o preparador de Thiago, avisou que a voz em hits como Eu Sei, Eduardo e Mônica e Geração Coca-Cola não era de Renato Russo. Foi um alerta necessário: a semelhança é impressionante. Veja o trailer abaixo no link do site oficial de Somos Tão Jovens.

Continua após a publicidade

https://www.somostaojovens.com.br/

Gostou deste post? Então curta a página do blog no Facebook e tenha mais informações sobre cinema.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.